Ações mostram que economizar é fundamental para futuro da energia
Aqui no Brasil, o problema da seca se agravou este ano devido à falta de chuvas. Desde o início do segundo semestre de 2021, a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica em cinco regiões do país
Um levantamento realizado pelo centro de pesquisas norte-americano World Resources Institute revelou que cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo vivem em regiões que têm pouca ou nenhuma reserva de água.
Aqui no Brasil, o problema da seca se agravou este ano devido à falta de chuvas. Desde o início do segundo semestre de 2021, a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou situação crítica de escassez hídrica em cinco regiões do país.
O problema da falta de água afeta diretamente os reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras, e há necessidade de colocar em operação as termoelétricas, que possuem um custo de operação mais elevado. Com isso, a conta de luz aumenta.
Para tentar combater este problema, o governo federal lançou um plano para incentivar a redução do consumo. Até dezembro, quem reduzir o consumo em pelo menos 10%, em comparação com o mesmo período do ano passado, vai receber um bônus de R$ 0,50 para cada quilowatt-hora entre setembro e dezembro de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também vem atuando para incentivar a redução do consumo. Desde o ano passado, foi lançada a campanha “Energia elétrica, Se desperdiçar vai faltar”. O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, diz que o objetivo é alertar os consumidores.
Itaipu
A economia também é uma palavra-chave na maior hidrelétrica do Brasil que desenvolveu um programa para produzir mais energia utilizando menos água. Inaugurada em 1984, a Usina de Itaipu, no Paraná, é líder mundial em produção de energia limpa e renovável. Com 20 unidades geradoras, ela fornece cerca de 14% da energia consumida no Brasil.
O reservatório que armazena a água utilizada para movimentar as turbinas da usina ocupa uma área de 1.350 quilômetros quadrados e tem capacidade para guardar até 29 trilhões de litros de água. Atualmente, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ele está com 51,21% da sua capacidade.
Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.