Assembleia Legislativa do Paraná aborda avanços e desafios do Hidrogênio
Na próxima segunda-feira (25), será realizado audiência pública para debater os desafios da cadeia do hidrogênio renovável e os avanços da lei n.º 21.454/2023
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realizará uma audiência pública na próxima segunda-feira (25) para discutir a cadeia do hidrogênio renovável e os avanços da Lei n.º 21.454/2023, que estabeleceu a Política Estadual do Hidrogênio Renovável. A lei foi proposta pelos deputados estaduais Maria Victoria, Alexandre Curi e Luis Corti. A audiência tem como objetivo promover a integração entre o poder público, setor produtivo, universidades e instituições de pesquisa para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dessa tecnologia e atrair investimentos nacionais e internacionais.
O hidrogênio renovável é obtido de fontes renováveis com baixa emissão de carbono e pode ser utilizado na geração de energia, produção de combustíveis e fabricação de fertilizantes. A deputada Maria Victoria enfatiza que o Paraná tem potencial para se destacar nesse campo, atraindo investimentos que gerem empregos e mudem o perfil econômico-energético do estado.
Incentivo
O deputado Alexandre Curi destaca que a Lei proporciona segurança jurídica e incentivos para os investidores participarem dessa revolução energética e ambiental. Além disso, o estado está autorizado a promover incentivos, fiscalização e apoio à cadeia do hidrogênio renovável.
Será instalada uma Frente Parlamentar durante o evento, cujo propósito é integrar as ações do Legislativo para o desenvolvimento da tecnologia. A audiência contará com palestras de especialistas no campo, incluindo engenheiros químicos, ambientais e agrônomos, além de representantes de instituições de pesquisa.
O evento está marcado para começar às 9h30 da próxima segunda-feira no Plenário da Assembleia e contará com a participação de diversos deputados estaduais.