Assistência Social de Cantagalo fortalece atendimento para o Cavaco

Em visita ao distrito, mais uma etapa do ‘Brechó Solidário’ foi desenvolvido. Além disso, a pasta atenderá a comunidade quinzenalmente com oficinas para todas as faixas etárias e mais projetos

O trabalho da Secretaria de Assistência Social de Cantagalo segue empenhado. Na última semana, a equipe da pasta, comandada pela secretária Claudia Duarte, esteve no distrito de Cavaco para ouvir a população e viabilizar projetos.
Em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (Scfv), mais uma etapa do ‘Brechó Solidário’ foi promovida. Além disso, a visita serviu para tratar do atendimento quinzenal à comunidade.

Brechó
Conforme a secretária, o projeto que atua junto da ‘Campanha do Agasalho’ marcou o inverno deste ano. “Atuando em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com o apoio da primeira-dama do estado, arrecadamos muitos itens. Com isso, demos continuidade ao trabalho que visa aquecer a população, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade”, detalha Claudia.

‘Atendimento na Comunidade’
Para levar a Assistência Social mais perto de quem precisa, o projeto apoiado pela prefeitura atenderá quinzenalmente o distrito. De portas abertas o dia inteiro, oficinas que contemplarão desde crianças até idosos serão promovidas. “Tudo que ofertamos na cidade será promovido também no Cavaco”, enfatiza a secretária.
Conforme Claudia, entre as atividades disponibilizadas estão música, artesanato, danças e culinária. Além disso, haverá palestras, dinâmicas, visitas domiciliares, atendimento individual com o assistente social e psicóloga.
As oficinas são voltadas para as pessoas vinculadas ao Cadastro Único, mas toda a comunidade é convidada a participar. “O fortalecimento de vínculos é a base de todos os projetos. Atender quem precisa é a premissa da equipe, que hoje conta com mais de 30 pessoas”, detalha.

Boa aceitação
Claudia expõe que na reunião, a ideia foi ouvir a todos para entender quais são as necessidades e, então, viabilizar oficinas e o atendimento. “Por possuírem dificuldade para virem até a cidade, vamos até eles para oferecer o mesmo trabalho e atendimento de qualidade e carinho que fazemos aqui na cidade. Mais de 50 famílias serão atendidas. Com certeza, teremos grande adesão do público nas oficinas, que geraram muito interesse desde já. O próximo encontro acontece no final deste mês e alinharemos mais pontos. É desta forma que o prefeito João Konjunski pede para atendermos, com respeito, carinho e dignidade”, finaliza a secretária.