Responsivo

Projeto ‘Coração de Mãe’ de Cantagalo ampara e orienta gestantes

Organizada pela Assistência Social, 11 futuras mães participaram de rodas de conversa e receberam kit maternidade. “A missão de acolher as mães foi cumprida”, diz secretária Claudia Santos

O projeto ‘Coração de Mãe’, da secretaria de Assistência Social de Cantagalo, celebrou a finalização de mais um grupo de gestantes, na última quarta-feira (03). Desta vez, 11 mães participaram.

Acesso à informação

Iniciado em 2021, o programa tem como finalidade de complementar a aderência das mulheres aos hábitos mais adequados, diminuir a ansiedades e medos relativos ao período gravídico e puerperal.

Conforme a secretária da pasta, Claudia Duarte dos Santos, durante os encontros foram abordados vários temas de conscientização. “É importante informar sobre todo o processo. Aqui, falamos sobre o pré-natal, as mudanças corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene e as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o recém nascido, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança”, conta a secretária.

Empenho

Claudia destaca que desde o começo do projeto, sempre tiveram apoio da prefeitura e de uma rede de profissionais capacitados, que juntos, proporcionaram conhecimento, informação e amparo às gestantes. “Percebi como é gratificante para todas, inclusive a equipe multiprofissional que coordenou as atividades desenvolvidas, ver o resultado desse trabalho tão lindo. Criamos vínculos com as participantes, favorecendo a identificação das necessidades de cada uma, assim criando estratégias para suprir essas necessidades”, expõe, Claudia.

Para ela, conscientizar e ofertar uma rede de apoio em mais uma etapa do programa é sinal de dever cumprido. “Com êxito, essa missão de acolher todas as mamães e familiares foi alcançada”, comemora.

Entrega de produtos

Ao final do grupo, as mulheres que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo projeto, receberam o Kit Maternidade, composto com itens essenciais nos primeiros dias do bebê, como banheira de plástico, fralda em tecido, macacão longo, cueiro, body de malha, toalha, meia, touca, cobertor, kit higiene (dois sabonetes, um shampoo, um pacote de lenço) e bolsa maternidade. “As atividades ainda prosseguem, logo se inicia mais um grupo de gestantes. Para participar do próximo grupo e mais informações, procure os Centro de Referência de Assistência Social de Cantagalo. Esperamos vocês”, finaliza a secretária.