Banda Sinfônica de Pinhão conquista vitória em competição de nível estadual e nacional

A banda conseguiu a melhor nota nas categorias de bandas sinfônicas e bandas de concerto e musicais da categoria sênior

No último domingo (10), foi realizado em Cândido de Abreu a III Copa Nacional e XXIX Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, onde a Banda Sinfônica de Pinhão, formada por 48 músicos concorreu com 27 delegações. A banda disputou na categoria sênior, apresentando duas peças musicais: Variazioni in Blue de Jacob de Haan e Concert Band de The Lion King.

Conquista

Depois das apresentações de todas as delegações, houve a soma das notas e das classificações. A banda municipal de Pinhão consagrou-se Campeã paranaense e Campeã Geral Nacional 2022.

Para o maestro da banda, Rodrigo Correa dos Santos, a conquista é resultado de muito trabalho musical e motivacional, tanto individualmente como em grupo, o que evidentemente proporcionou confiança e autoestima para todos.

“O sentimento de todos é de família e união”, afirma o Maestro. “Esse prêmio ressalta a importância de representar Pinhão com honra, dignidade, orgulho. E de fazer parte de forma ativa na sociedade pinhãoense. Como maestro e para minha equipe, representa o resultado de muito estudo, dedicação, trabalho, doação e, acima de tudo, luta. O título não é só da banda, mas sim de toda a comunidade, pais, alunos, prefeitura, ou seja, do município”.

A competição

O maestro destaca que nesse campeonato existem dois campeões gerais, os que disputam pelas fanfarras e bandas marciais e pelas bandas musicais de concerto e sinfônica. “Nós conquistamos a maior pontuação nessas categorias, sagrando-se assim campeão paranaense e campeão nacional simultaneamente”.

Para ele, a vitória na competição é fruto de um esforço muito grande de todos os músicos da banda. “Para nós, reflete muito porque ficamos parados por dois anos, por conta da pandemia. E o retorno, agora, foi com essa magnitude. Então, ficamos muito felizes de estar novamente no cenário das grandes competições e de estar entre os primeiros. Isso é o que importa. Os músicos estão todos muito felizes por essa conquista”.

Para eles foi algo indescritível. Depois de dois anos e meio se encontrando apenas por videoconferência, retornar a um concurso como este e alcanças esta conquista foi algo excepcional. “O título representa para cada aluno uma realização pessoal e coletiva, pois, a busca por essa premiação já era almejada há algum tempo”.

História da banda

A banda sinfônica municipal existe há 21 anos. Segundo o maestro Rodrigo, ele está na banda desde a sua formação. “Eu comecei a banda e estou até hoje”.

Rodrigo conta que tudo começou quando ele formou uma pequena orquestra para tocar em uma igreja católica, em Guarapuava, cidade onde vivia. “Certo dia a gente foi convidado para tocar em Pinhão, em 2000, se eu não me engano. O padre da época sabia que estava para começar uma banda, tinham ganhado uns instrumentos de um certo deputado e o padre me convidou para conversarmos com o prefeito e começar um trabalho”.

Desde então, Pinhão tem uma das maiores bandas do estado, sendo uma referência nacional. “Hoje nós temos 13 títulos paranaenses, 10 títulos Sul brasileiros e agora como campeão nacional nós somos pentacampeão nacional”.

Entre as 27 corporações que participaram do evento, estavam musicais, sinfônicas, de concerto, fanfarras, bandas marciais, bandas de conserto de marcha, musicais de marcha. De acordo com Rodrigo, no final da competição são divididas as categorias: as fanfarras e bandas marciais pertencem a uma premiação e as bandas musicais, sinfônicas e de concerto a outra premiação.

“Cada um ganha na sua categoria e na categoria por idade, que são infantojuvenil, juvenil e sênior. As nossas categorias são bandas sinfônicas, bandas de concerto e musicais. E obtivemos a maior nota de todas”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail