Cães enfrentam uma espécie de luto quando outro cão da casa morre

Segundo pesquisadores os animais apresentam sintomas de angústia e solidão

Nos seres humanos, a perda de um ente querido exerce efeitos somáticos no organismo, afetando desde padrões de sono até o apetite. Alguns pesquisadores afirmam terem encontrado mudanças de comportamento semelhantes em cães que perderam algum amigo canino.

Este estudo foi organizado por uma equipe internacional de acadêmicos de veterinária e psicologia, e foi publicado na revista Scientific Reports. Ainda não está claro se estas descobertas podem caracterizar um luto propriamente dito, mas o trabalho indica potencialmente uma questão de bem estar negligenciada.

Uma das autoras deste estudo, a italiana Federica Perrone da Universidade de Milão, explica que os cães são animais altamente emocionais, e desenvolvem laços muito próximos com os membros do grupo familiar. “Isso significa que eles podem ficar muito angustiados se um deles morrer e esforços devem ser feitos para ajudá-los a lidar com esse sentimento”.

Federica e seus colegas analisaram as respostas de 426 adultos italianos que preencheram um questionário online sobre luto de cães para investigar como os animais vivenciam o processo de perda.

Todos os participantes experimentaram a perda de um de seus cães enquanto pelo menos um outro estava vivo.  O questionário analisou o comportamento e as emoções do tutor e de seus cachorros sobreviventes após a morte. Segundo os resultados, 86% dos tutores disseram que seus cães sobreviventes apresentaram mudanças comportamentais após a morte de outro canino próximo.

“No geral, os cães brincam e comem menos, dormem mais e buscam mais atenção dos tutores”, disse a pesquisadora. Ela explica que os resultados não parecem ser afetados pelo nível de apego entre o tutor e seu cachorro ou a humanização de seus pets, sugerindo que os tutores não estavam simplesmente projetando a sua dor.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail