Com o triplo de casos em uma semana, Cantagalo cogita fechar comércio e entradas da cidade

O secretário de Saúde de Cantagalo, Ernesto Giacomini, demonstrou preocupação quanto à situação da pandemia no município. Com cerca de

O secretário de Saúde de Cantagalo, Ernesto Giacomini, demonstrou preocupação quanto à situação da pandemia no município. Com cerca de 14 mil habitantes, Cantagalo tinha, no dia 11 de fevereiro, 11 casos ativos de Covid-19. Uma semana depois, ontem (18), o número triplicou: 33. Além disso, dois pacientes estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando sete dias não havia ninguém neste estágio. 

Em entrevista para a rádio Campo Aberto, Ernesto Giacomini não descartou medidas severas, como o fechamento das entradas da cidade e até mesmo do comércio

“Nosso primeiro passo seria fechar a cidade e todo o comércio entre duas a três semanas, para que o povo fique em casa e não venha transmitir o vírus. Outra medida: estamos vendo a parte  legal para identificar as pessoas positivadas, já tem outros municípios fazendo isso. A ideia seria colocar uma pulseira no braço dessa pessoa para identificação, porque infelizmente as pessoas não estão respeitando o isolamento, mesmo tendo assinado um termo de responsabilidade”. 


Reinfecção

O secretário argumentou que aguarda o resultado dos exames de 47  pacientes. Caso mais de 30 deles testem positivo, o comércio pode ser fechado já na segunda-feira. Giacomini também falou sobre um caso de reinfecção. Uma mulher de 50 anos, que testou positivo em dezembro, voltou a contrair o vírus. 

“É uma situação muito desagradável. Temos um caso de reinfecção. De uma semana para cá, subiu em 300% os nossos casos positivos de Covid. Temos dezenas de pessoas aguardando o exame, onde provavelmente se confirme mais umas 30 ou 40 pessoas, então teremos um aumento muito alto de casos de uma semana para a outra. Precisamos pedir encarecidamente para que nossa população nos atenda, porque caso contrário teremos que tomar medidas mais drásticas. 


Números

Desde o início da pandemia, Cantagalo já registrou 534 casos confirmados de Covid-19. Além dos 33 casos ativos, outras 47 pessoas aguardam o resultado do exame. Sete óbitos já foram registrados. 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail