Cras de Cantagalo dá início ao Grupo de Gestantes
“Os encontros ofereceram um espaço para escuta e convivência social, onde as futuras mães podem compartilhar suas experiências e sentimentos em relação à gravidez”
Na última semana, a secretária de Assistência Social de Cantagalo, Claudia Konjunski e sua equipe deram início ao ‘Grupo de Gestantes’ do Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) no centro de Referência de Assistência Social (Cras). “O objetivo principal é fornecer suporte às gestantes que se enquadram nos critérios do Cadastro Único e do Sistema Único de Saúde (SUS), preferencialmente no terceiro trimestre de gestação. O grupo oferece um espaço para escuta e convivência social, onde as futuras mamães podem compartilhar suas experiências e sentimentos em relação à gravidez”, destaca a chefe da pasta.
Projeto
A chefe da pasta explica que o Paif visa apoiar as famílias melhorando a qualidade de vida e promovendo o acesso à direitos. As reuniões com o grupo de gestantes estimulam o vínculo entre mãe e bebê antes do nascimento, trabalhando questões psicoemocionais das futuras mães e esclarecendo dúvidas sobre benefícios assistenciais, orientações sobre alimentação saudável na gravidez, saúde, planejamento familiar, transformação do corpo, momentos antes e depois do parto, entre outros assuntos. “O grupo também visa reduzir a vulnerabilidade social das grávidas, proporcionando acolhimento e iniciativas de proteção”, salienta Claudia.
Evento
Durante a abertura do grupo, as gestantes participaram de uma palestra com a assistente social da secretaria de Saúde, Cristina Zavelinski. Ao final da gestação, as futuras mães que atenderem a todos os critérios pré-estabelecidos pelo SUS receberão um kit natalidade, contendo itens de enxoval para ajudar no processo de cuidado com o recém-nascido durante os primeiros dias de vida.