Responsivo

Durante teste de piloto automático, carro elétrico da Tesla não freia e atropela manequim de criança

Vídeos vazados dos testes causaram indignação em parte da população americana

A cada dia que passa, se tornam cada vez mais populares os carros modernos, com automações em seus sistemas inteligentes como carros elétricos e aqueles com piloto automático. No Brasil os novos modelos são mais vistos em cidades grandes, com menos frequência no interior. Porém, mesmo populares, ainda é cedo para confiar 100% nestes sistemas, e o que atestou isso foi um experimento feito durante a feira CES 2022 em Las Vegas, no qual bonecos de teste do tamanho de crianças foram atropelados.

Os modelos da Tesla e da Audi eram os inspecionados no teste. Aparentemente nenhum dos dois carros detectou os bonecos à frente, assim como o sistema de Aviso de Colisão para Frontal e o sistema de Frenagem Automática de Emergência também não foram ativados.

Outro teste realizado foi entre modelos das empresas Tesla e outro veículo que possui em seu sistema o radar lidar (em inglês Light Detection and Ranging) (detecção e medição de distâncias por luz). O lidar é basicamente um radar operando por luz, na forma de laser. A função é a mesma: detectar objetos, medir sua distância e movimento.

Neste novo teste o carro da gigante Tesla novamente falhou, atropelando o manequim infantil. Já o veículo habilitado com o Lidar freou a tempo evitando o encenado acidente.

Revolta

Nos Estados Unidos o “The Dawn Project” (Projeto Alvorecer) divulgou os vídeos perturbadores de diversos testes realizados com o piloto automático da Tesla. Neles são possíveis ver o qual “cego” é o sistema quando se tratam de crianças. Imagens causaram revolta na população americana.

“Elon Musk diz que o piloto automático da Tesla é ‘incrível’. Mas não é. É letal e uma ameaça para a população” afirmou Dan O’Dowd, fundador do The Dawn Project. Ele ainda completou “Mais de 100 mil motoristas donos dos carros da empresa usam o piloto automático em rodovias e ruas, colocando em grande risco crianças do nosso país.