Com mais de 4 anos de existência a plataforma possuí apenas 1 milhão e 300 registros o que é um número muito baixo em relação ao seu potencial.
O que é?
O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a comunicação direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.
Lá você se comunica diretamente com as empresas participantes, aquelas que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.
Como funciona?
A plataforma funciona da seguinte maneira:
Primeiro o consumidor verifica se aquela empresa que quer reclamar está cadastrada no sistema.
Então o consumidor registra sua reclamação no site, e em seguida inicia-se a contagem do prazo para uma resposta da empresa. Ainda neste prazo, a empresa tem a chance de interagir com seu consumidor antes de sua resposta oficial.
Depois da manifestação da empresa, é garantido ao consumidor a oportunidade de comentar na resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e também indicar seu nível de satisfação com o atendimento.
Ouça as palavras da diretora do PROCON-PR Claudia Silvano: