Entenda como funciona a plataforma de reclamações Consumidor.gov.br

Com mais de 4 anos de existência a plataforma possuí apenas 1 milhão e 300 registros o que é um número muito baixo em relação ao seu potencial.

O que é?

O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a comunicação direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.

Lá você se comunica diretamente com as empresas participantes, aquelas que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. 

Como funciona?

A plataforma funciona da seguinte maneira:

Primeiro o consumidor verifica se aquela empresa que quer reclamar está cadastrada no sistema.

Então o consumidor registra sua reclamação no site, e em seguida inicia-se a contagem do prazo para uma resposta da empresa. Ainda neste prazo, a empresa tem a chance de interagir com seu consumidor antes de sua resposta oficial.

Depois da manifestação da empresa, é garantido ao consumidor a oportunidade de comentar na resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e também indicar seu nível de satisfação com o atendimento.

Ouça as palavras da diretora do PROCON-PR Claudia Silvano:

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