Incentivo da Agricultura de Goioxim resulta em qualidade de vida e movimento na economia

“Queremos que nossos agricultores permaneçam aqui e com as famílias unidas, por isso investimos tanto nessa área”, conta o secretário de Agricultura, Edenilson Zorzanello

Tendo em vista que a economia brasileira gira em torno da agricultura e suas variantes, a secretaria de Agricultura de Goioxim busca projetos que incentivem a continuidade das culturas que abastecem o município.
Em entrevista ao Correio do Povo, o secretário Edenilson José Zorzanello fala dos programas ofertados e a importância de auxiliar os produtores goioxinhenses. “Queremos que nossos agricultores permaneçam aqui e com as famílias unidas, por isso investimos tanto nessa área”, conta Edenilson.

Leitaria

Conforme o secretário, a maior área investida por programas é a pecuária leiteira, visto que a bacia do gado de leite é o carro-chefe do município. “Nossos agricultores, em sua maioria, trabalham no leite, por isso temos o projeto ‘Porteira Adentro’, que fornece buracos para silagem e cascalhamento das vias, pois é necessária uma boa estrada para que o agricultor trabalhe e consiga escoar seus produtos”, lembra Edenilson.
Outra ideia de fomento ao produtor de leite é a integração do Programa de Inseminação Artificial (PIA), essencial para o melhoramento genético e para o aumento da produtividade dos rebanhos.

Culturas incentivadas

Segundo Edenilson, o município também se destaca na produção do morango, e em razão disso, a secretaria demanda apoio e acompanhamento. “Os produtores recebem visita técnica dos universitários da cidade vizinha, que auxiliam para o bom cultivo dos morangos e principalmente, sanam as dúvidas dos agricultores”, relata.

“Hoje, contamos com uma propriedade que contém a instalação correta dos canteiros e já produz, e outra, que ainda passa pela montagem. A expectativa é contemplar várias propriedades com essa opção de cultura”, expressa o secretário.

Para ele, outro investimento essencial é o da sericicultura, que tem um maior desenvolvimento nas pequenas propriedades rurais, sendo uma boa alternativa de diversificação na propriedade, pois contribui para o desenvolvimento sustentável da região em virtude de seu aspecto social, é de baixo impacto ambiental, ocupa pequeno espaço de exploração para ser realizado, necessita pequeno capital de giro e utiliza apenas mão-de-obra familiar. “Demandamos um grande acompanhamento com os sericicultores, elevando a qualidade na produção, e apoiando a logística de entrega, principalmente dos casulos, em parceria com a empresa de Fiação de Seda Bratac”.

Futuro

Conforme Edenilson, a programação para novos projeos que oferecem renda aos agricultores é promissora. “Provavelmente em setembro, implantaremos a comercialização de pepino em conserva, em um programa que perante contratos, viabilizará a venda direta para toda a Cantuquiriguaçu”, conta.

Importância

Finalizando, o secretário fala da necessidade em auxiliar os produtores, ofertando culturas que acrescentem na renda familiar. “Nosso município conta com vários assentamentos, além da agricultura familiar que rotaciona a economia regional, e se não existisse esse apoio dado pela prefeitura, tenho certeza que deixariam o trabalho no campo, pois é dificil se manter. Com o estímulo, os agricultores podem produzir em seu terreno, empregando toda a família e ainda, obter renda para boa qualidade de vida”, conclui Edenilson.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail