Programa Asfalto Novo, Vida Nova: governo orienta municípios
O objetivo do encontro foi ampliar o conhecimento dos gestores e de lideranças regionais sobre o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que garante a pavimentação de 100% das ruas dos municípios com até 7 mil habitantes
Na última terça-feira (18), gestores e técnicos da Secretaria das Cidades do Paraná receberam a diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das 19 associações de municípios de todo o estado, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O objetivo do encontro foi discutir o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que tem como meta pavimentar 100% das ruas dos municípios com até 7 mil habitantes. A presença da diretoria executiva do Paranacidade, responsável pela tramitação dos projetos, também foi destacada.
Segundo o secretário Eduardo Pimentel, diversas prefeituras já apresentaram projetos e a análise deve ser concluída até a próxima semana. Em seguida, os editais serão emitidos, autorizando o início dos processos de licitação. Ao todo, 160 municípios são elegíveis para participar do programa. Com essa iniciativa, a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população local e proporcionar mais mobilidade urbana.
“Essa velocidade é decorrente da eficiência de gestão, conforme preconiza o governador Ratinho Jr. Nos reunimos previamente com os prefeitos, que se anteciparam e já apresentam os primeiros projetos. O dinheiro está disponível e é importante que os prefeitos atuem, junto às suas assessorias técnicas, para fazerem o quanto antes a apresentação dos projetos e de toda a documentação necessária”, disse Eduardo.
Segundo a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, a primeira ação por parte dos prefeitos deve ser assinar e enviar o termo de adesão ao projeto “É quando começa o prazo de 180 dias para a apresentação dos projetos de pavimentação e da iluminação. O Plano Diretor Municipal deve estar vigente, entre as outras exigências, o que garante que o projeto atende os interesses locais. O Paranacidade está com suas equipes técnicas prontas para fazer as análises e, quando preciso, esclarecer dúvidas dos prefeitos”, Afirmou Camila.