Responsivo

Quedas: 1ª Festa do AgroFolclore destaca Feira Livre do Centro de Cultura

Contando com a participação de 50 expositores, evento homenageou a agricultura e o folclore local

A Primeira Festa do AgroFolclore de Quedas do Iguaçu reuniu 50 expositores de artesanatos e comidas caseiras. Evento aconteceu de sexta à domingo, destacando a Feira Livre do Centro de Cultura entre as atrações da festa que homenageou agricultores, colonos e o folclore local na praça Pedro Alzides Giraldi.
Depois de duas edições da feira realizadas no estacionamento do Centro de Cultura, a convite do prefeito Élcio Jaime e do secretário de Cultura e Esporte Jair Fontanella, os artesãos do município ganharam espaço no evento que ocorreu na área central nobre da cidade.
Para a artesã Josibel Schmitz Moraes, participar da festa é a chance de visibilidade para o artesanato quedense. “Superou nossas expectativas”, disse ela. “É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho para um público mais amplo, que reúne várias pessoas e até quem não conhecia nossa feira”, relata.

Homenagem

Segundo o secretário Jair, um dos objetivos do evento era unir e enaltecer os produtores rurais e artesãos. “A festa homenageou os agricultores e o folclore da nossa cidade”, conta. “O mais importante de tudo foi reunir feira e agro em um espaço só, para ver que não existe diferença e sim talentos. O objetivo cultural é conhecer pessoas e dividir experiências”.
Conforme ele, a ideia é tornar a AgroFolclore cultural, realizando uma edição todos os anos.

Fontanella ressalta que mesmo com a chuva no sábado e no domingo, as exposições ocorreram normalmente. “Todos que expuseram saíram contentes, porque venderam tudo o que levaram. Foi um evento que superou as expectativas. Para se ter uma ideia, o pessoal quer fazer mais uma feira antes de qualquer outra coisa. Valeu muito a pena”.

Para Danuta Sieijka, presidente do Grupo Folclórico Jagoda, uma das atrações do fim de semana, a festa agradou tanto em apresentações quanto em gastronomia. “Só não foi melhor por conta da chuva, mas valeu a pena pelo prestígio e interação entre os grupos”, relata Danuta.

Próxima feira
A próxima Feira Livre do Centro de Cultura acontece no estacionamento da instituição, localizado na Avenida Tarumã, nº 1880, em 10 de setembro, das 8 às 14 horas.