Sicredi entrega materiais para Ponto de Coleta de Leite Materno em Espigão

: A Cooperativa apresentou os resultados da arrecadação e contemplou a equipe de Saúde com 12 máquinas coletoras de leite elétricas, freezer, poltrona e mesa

O programa ‘Celebrar a Vida’, desenvolvido pela secretaria de Saúde e Cooperativa Sicredi de Espigão Alto do Iguaçu, deu mais um passo nesta semana. Foram entregues máquinas coletoras de leite materno elétricas e equipamentos para criação de uma sala de coleta do líquido. 

Numa iniciativa do sistema Sicredi, uma arrecadação entre os associados e doações voluntárias na campanha ‘Faça um pix solidário e ajude a salvar uma vida’, foi feita. Ao todo, foram arrecadados R$ 5.373.

Para a gerente do Sicredi, Adriana Gazaniga Klos, a ação mostrou a importância do cooperativismo. “Sempre no mês de julho temos uma data especifica para isso, e entendemos que apoiar essa causa do incentivo ao aleitamento materno contribui em um maior envolvimento dos cooperados. O ponto importante é que esse programa salvará vidas”,disse.

Rede de apoio

O secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, detalha que a equipe de Saúde oferece apoio e cuidado total com as gestantes desde o pré-natal até a criança atingir o primeiro ano de vida. “O programa é a menina dos olhos da nossa gestão. Existe a iniciativa de orientar as mães à doação de leite materno. Há um tempo, nossas enfermeiras abraçaram essa causa e desenvolvem esse trabalho”, destaca o secretário.

Ele relembra que a secretaria não possuia estrutura para atender com dignidade as mães e graças ao apoio da Cooperativa Sicredi, a UBS recebeu 12 máquinas coletoras de leite materno elétricas, um freezer, uma poltrona e uma mesa. “Agora, contamos com um Ponto de Coleta de Leite Materno, que fará total diferença na vida de todas as crianças que precisam do alimento mais completo do mundo”, frisou Jocemar.

Bebês prematuros

O secretário aponta a importância do leite materno. “Sabemos que a amamentação é importante para qualquer bebê, mas para um que nasceu antes do tempo, os estudos provam, ele é ainda mais especial. O leite materno é o único alimento que tem anticorpos que protegem o bebê prematuro contra doenças, mais comuns de ocorrerem do que num bebê a termo. Tem ainda nutrientes especiais para fazer o bebê crescer. Como o prematuro ainda não tem o sistema digestivo em pleno desenvolvimento, o é mais fácil de ser digerido e ajuda a completar o funcionamento”, destaca. 

Ele conta que ao voltarem para suas rotinas de trabalho, muitas mães passam a buscar alternativas para não interromperem precocemente a amamentação de seus pequenos. Para isso, tirar leite e armazená-lo passa a ser uma opção útil e super necessária. Porém, com isso, também surgem diversas dúvidas em relação a esse tema.

“A extração de leite não reduz a quantidade de leite, mas estimula constantemente a sua produção. Além de ajudar as mães que voltaram a trabalhar, a retirada de leite também é uma alternativa para aumentar a produção, ajudar a fazer estoque de leite e, até mesmo, facilitar na alimentação de um bebê prematuro que ainda está aprendendo a sugar”, explica Jocemar.

Seja um parceiro

O secretário parabenizou a Cooperativa de Crédito Sicredi, pela iniciativa em apoiar esta causa. “Juntos desenvolveremos um brilhante projeto sobre a doação de leite materno, sabendo da grande demanda e da falta desse alimento que é considerado o melhor do mundo. As mães de Espigão Alto poderão ajudar alimentar as crianças que estão nos hospitais e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da região”, salientou Jocemar.

Destacando que a doação de leite materno vai fazer a diferença na vida das crianças e das famílias de toda nossa região, a necessidade é grande e o município pode dar a sua parcela de contribuição nessa causa.

Jocemar agradeceu os cooperados e voluntários que participaram da campanha, fazendo as doações.

Presenças
A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Agenor Bertoncelo, o secretário de Saúde, Jocemar Mendes de Jesus, as enfermeiras Graziane e Waleria, que receberam das mãos do presidente da regional do Sicredi Orlando Muffato, equipe de colaboradores da cooperativa e convidados.