Virmond: alunos realizam o plantio de 5 mil mudas nativas em ação conjunta
Iniciativa realizada pela Escola Henrique Krygier, na comunidade São Francisco de Assis, prevê ainda a implantação de 20 proteções de nascentes
Em uma iniciativa de educação ambiental e preservação ecológica, os alunos da Escola Municipal Henrique Krygier participaram, no final de junho, de uma ação que resultou no plantio de 5 mil mudas de árvores nativas na comunidade São Francisco de Assis, localizada no Campo das Crianças, em Virmond.
A mobilização foi realizada em parceria com as secretarias de Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Viação e Urbanismo, além do IDR-Paraná, do Poder Executivo e Legislativo, e da Cooperativa de Crédito Sicredi. O objetivo central foi promover a consciência ecológica entre os estudantes e a comunidade, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
A área de plantio soma 24.200 m² e recebeu mudas cedidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), de Guarapuava. A ação ambiental também atende à contrapartida ecológica firmada entre o município de Virmond e a Itaipu Binacional, dentro de um pacote de investimentos voltados à pavimentação asfáltica em regiões rurais.
Proteção das fontes e engajamento da comunidade
Mais do que reflorestar, a ação amplia seus efeitos ao prever a construção de 20 proteções de fontes em propriedades rurais do município. A medida visa proteger nascentes e garantir o abastecimento sustentável de água, promovendo mais qualidade de vida e segurança hídrica às famílias do campo.
Segundo o secretário de Agricultura, Vilson Antônio Buskevicz, a união entre educação, infraestrutura e preservação ambiental demonstra o quanto é possível avançar com responsabilidade. “Nós só temos a agradecer aos parceiros e, em especial, à Itaipu Binacional, que junto à prefeitura, traz investimentos importantes em infraestrutura para Virmond. E aproveitamos para convidar os produtores que possuem nascentes em suas propriedades a procurarem a secretaria de Agricultura para realizar o cadastro e garantir a proteção dessas fontes”, reforça.
Investimento com responsabilidade ambiental
Os recursos recebidos da Itaipu Binacional serão destinados à pavimentação de dois trechos estratégicos na zona rural: na Linha Campo das Crianças e no Morro Branco. No entanto, como parte do acordo, o município assumiu o compromisso de executar ações ambientais concretas, como o plantio de árvores e a proteção de nascentes. Virmond se soma a outros municípios da região que também estão investindo em ações de preservação ligadas aos projetos financiados pela binacional. Vilson completa afirmando que a iniciativa reforça a importância de integrar obras de infraestrutura a práticas de cuidado com o meio ambiente e de envolvimento direto da comunidade, especialmente das novas gerações.