Experiência e personalização são fundamentais para conquistar consumidores brasileiros
Um levantamento feito pelo Google revelou que 64% dos brasileiros não têm “love brands”, ou seja, marcas que são fiéis e que sempre compram. O principal motivo para mudar de marca é o preço, de acordo com 37% das pessoas.
A pesquisa foi realizada pela Offerwise e entrevistou mais de 2 mil pessoas de todas as idades, classes sociais e regiões do país. A intenção era entender como os brasileiros se relacionam com marcas de alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza.
Desgaste econômico
O resultado mostra que o cenário econômico do Brasil está desgastado, devido à crise econômica, inflação em alta e problemas na cadeia de abastecimento. Também há uma competição maior, já que novas marcas digitais e criadas por influenciadores estão surgindo e competindo com as grandes empresas já estabelecidas.
As grandes marcas estão perdendo força, como mostra outro dado da pesquisa do Google. Atualmente, 93% das pesquisas de produtos na ferramenta de busca são genéricas e citam somente categorias. Apenas 7% das pesquisas mencionam marcas específicas.
Fidelidade à marca
De acordo com a pesquisa da Offerwise, apenas 19% dos entrevistados indicaram que sempre compram as mesmas marcas. A geração Z, nascida a partir de 1995, é um grupo um pouco mais desapegado, com 65% afirmando que não são fiéis às marcas.
Para conquistar o coração dos consumidores brasileiros, o discurso que ecoa no mercado publicitário e de marketing há muito tempo é baseado em duas palavras: experiências e personalização. Os consumidores esperam benefícios, compras e produtos personalizados, além de um propósito mais concreto e menos discurso vazio.
“As marcas que forem constantes e consistentes na comunicação são aquelas que vão conquistar o coração dos futuros e presentes compradores”, disse Maria Dafne, líder do time de geração Z do Google.