23 cidades tiveram o fevereiro mais quente da média histórica no Paraná, diz Simepar
Laranjeiras do Sul, registrou 23,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2018
O Paraná esteve muito quente em fevereiro. Durante todo o mês, em todas as regiões do Estado, as temperaturas médias ficaram dentro ou ao menos um grau acima da média histórica. Algumas cidades bateram o recorde de fevereiro mais quente da série histórica (veja a lista abaixo). O destaque foi a cidade de Cândido de Abreu, no Centro do Estado, que registra no mês de fevereiro uma temperatura média de 23,5°C e, em 2025, registrou uma média de 26,1°C, ou seja, um aumento de 2,6°C na temperatura.
As temperaturas mínimas, que são registradas de madrugada, também tiveram aumento em todo o Estado de até dois graus, principalmente na região de Ponta Grossa e em Cândido de Abreu. Já as temperaturas máximas, que ocorrem a tarde, chegaram a ficar entre dois e três graus acima da média histórica para o mês nas regiões de Cândido de Abreu e no extremo Oeste do Estado. Apenas o Noroeste teve temperaturas máximas dentro da média para fevereiro.
Nas 50 estações meteorológicas do Simepar, doze registraram temperaturas médias um grau mais altas do que em 2024 nas cidades: Antonina, Cambará, Cândido de Abreu, Guarapuava, Guaratuba, Lapa, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba. A temperatura mais alta registrada em fevereiro de 2025 no Paraná foi em Capanema no dia 16: 39,1°C. Mas esta não é a temperatura mais alta do ano na cidade. Em 23 de janeiro a cidade já havia registrado 39,3°C de temperatura máxima.
“O que poderia ter baixado a temperatura seriam frentes frias, e tivemos poucas em fevereiro de 2025: apenas entre os dias 6 a 8 e 17 a 19. Elas passaram mais pelo oceano e não chegaram organizadas ao continente. Dessa forma, o sol predominou por períodos mais prolongados”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
CHUVAS – Além do calor, as tempestades isoladas com grandes acumulados de chuva também foram destaque no mês de fevereiro em algumas regiões. Campo Mourão teve 191 mm a mais de chuva do que a média para o período – foram 353,4 mm em fevereiro de 2025, dos quais 71 mm atingiram a cidade em um único dia: 13/02.
São Miguel do Iguaçu registrou um acumulado de 108 mm acima da média. Outras cidades também se destacaram pelo alto volume de chuvas: em Antonina foram 72 mm a mais do que a média para fevereiro; Cornélio Procópio, 70 mm a mais; Curitiba, 85 mm a mais; e Palmas, 82 mm a mais.
Porém, como a irregularidade das chuvas é uma característica do verão, em outras cidades o volume de chuvas ficou bem abaixo da média histórica. É o caso de Pato Branco, onde choveu 112 mm abaixo da média para fevereiro; Cianorte teve 76 mm a menos; Lapa teve 73 mm a menos; Francisco Beltrão teve 88 mm a menos; e Santa Helena teve 74 mm a menos.
Cidades que bateram o recorde de fevereiro mais quente da série histórica:
Ponta Grossa teve 23°C de temperatura média, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Antonina, que teve 27°C de temperatura média, a mais alta para fevereiro desde 2015;
Capanema, que teve 26,9°C, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Cândido de Abreu, que teve 26,1°C, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Cornélio Procópio, que teve 25°C, a mais alta para fevereiro desde 2019;
Fernandes Pinheiro, com 22,6°C em fevereiro de 2025, a mais alta para o mês desde 2000;
Cruzeiro do Iguaçu, que teve 26,3°C, a mais alta para fevereiro desde 2022;
Foz do Iguaçu, que teve 26,9°C, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Francisco Beltrão, que teve 24,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2011;
Guaíra, que teve 27,1°C, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Guarapuava, com 22,5°C, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Laranjeiras do Sul, com 23,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2018;
Palmas, com 19,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2020;
Palmital, com 24,4°C, a mais alta para fevereiro desde 1998 – na região de Santa Maria, recorde de 22,9°C de temperatura média em fevereiro, a mais alta para o mês desde 2023;
Paranaguá, com 27,2°C, a mais alta para o mês desde 2013;
Pato Branco teve 24,4°C, a mais alta para o mês desde 1998;
Pinhão, com 23,3°C, a mais alta para o mês desde 2004;
Ponta Grossa, com 23°C, a mais alta para o mês desde 1998;
Santa Helena, com 27,7°C, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Santo Antônio da Platina, com 25,2°C, a mais alta para fevereiro desde 2019;
Telêmaco Borba, com 24,2°C, a mais alta para fevereiro desde 1998;
Ubiratã com 25,8°C, a mais alta para fevereiro desde 2018;
e União da Vitória com 23,5°C, a mais alta para fevereiro desde 1998.