Onda de calor: 32 municípios estão sob alerta de perigo e podem atingir 5°C acima da média
Em cidades como Foz do Iguaçu, Medianeira e Quedas do Iguaçu, os termômetros podem chegar a 34ºC, conforme previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo devido a uma onda de calor que atinge as regiões oeste e sudoeste do Paraná nesta terça-feira (11). O aviso é válido até as 18 horas de hoje, quarta-feira (12). Segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média, representando riscos à saúde. Em cidades como Foz do Iguaçu, Medianeira e Quedas do Iguaçu, os termômetros podem chegar a 34ºC, conforme previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Apesar do calor intenso, o Inmet também emitiu um alerta de tempestade para todo o estado, válido até hoje.
Cidades
Os municípios sob alerta são Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Itaipulândia, Manfrinópolis, Marmeleiro, Matelândia, Medianeira, Missal, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Ramilândia, Realeza, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santa Lúcia, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.
Como cuidar da saúde no calor
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta sobre os cuidados a serem tomados durante os dias de muito calor e baixa umidade do ar para prevenir problemas como fadiga, desidratação e queda da pressão arterial. As recomendações são válidas para todas as pessoas, mas com um cuidado especial para idosos e crianças. Entre as medidas sugeridas estão evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre 10 e 16 horas, e sempre usar protetor solar, independentemente do horário. A hidratação é fundamental, e a Sesa sugere beber água com frequência, podendo incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã para incentivar o consumo, além de utilizar alarmes ou aplicativos para lembrar de tomar água. Também é recomendado o consumo de alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, que possuem alto teor de água, ao invés dos ultraprocessados, que são ricos em sódio e aditivos e pobres em água. Outras dicas incluem tomar banhos gelados, usar ventiladores e evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre durante os horários mais quentes do dia.