As ferramentas baseadas em IA estão se tornando assistentes valiosos, auxiliando na pesquisa de produtos, planejamento de viagens e gerenciamento financeiro
Uma pesquisa da Adobe revelou que o uso de chatbots com inteligência artificial generativa para compras online cresceu 1.200% em fevereiro de 2025, comparado a julho de 2024. O estudo analisou mais de 1 trilhão de acessos em sites de varejistas e entrevistou 5 mil consumidores. Entre os participantes, 39% já utilizaram IA para compras, enquanto 53% afirmaram que pretendem adotá-la ainda este ano. As ferramentas baseadas em IA estão se tornando assistentes valiosos, auxiliando na pesquisa de produtos, planejamento de viagens e gerenciamento financeiro.
Experiência de compra
O levantamento destacou que os consumidores utilizam IA principalmente para conduzir pesquisas (55%), receber recomendações de compra (47%) e buscar ofertas (43%). Além disso, 92% dos entrevistados afirmaram que a tecnologia melhorou sua experiência de compra, enquanto 87% disseram que tendem a usá-la para buscas mais amplas e complexas. O tráfego em sites de varejo impulsionado por chatbots tem crescido expressivamente, com um aumento de 1.300% no final de 2024 e um salto de 1.950% na Cyber Monday de 2024, em comparação com o ano anterior.
A pesquisa também mostrou que consumidores que usam chatbots para compras online passam mais tempo navegando nos sites e apresentam uma taxa 23% menor de saídas imediatas. Embora as IAs generativas não possam finalizar compras sozinhas, elas são aliadas poderosas na busca por produtos, oferecendo critérios para escolhas e links de ofertas disponíveis no varejo. A tendência indica que essas ferramentas continuarão a transformar a experiência de compra online, tornando o processo mais eficiente e personalizado.