Com repasse R$ 200 mil, comunidade quilombola conquista acesso à água potável

Novo sistema de abastecimento atenderá diretamente 53 famílias da localidade; melhoria é contemplada com repasse do programa ‘Itaipu Mais que Energia’

A comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha Fundão, em Reserva do Iguaçu, está sendo contemplada com um investimento do programa ‘Itaipu Mais que Energia’. Entre as ações, destaca-se a implantação de um sistema de abastecimento de água potável, que vai atender diretamente 53 famílias da localidade. O projeto, que soma mais de R$ 200 mil em recursos, representa um avanço na garantia de acesso à água de qualidade e na melhoria das condições de vida dos moradores.

Visita técnica às obras
Para acompanhar o andamento da implantação do projeto, uma comitiva esteve presente no local. A visita contou com a presença do Diretor-Presidente Brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, do prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitório, além dos Deputados Estaduais Elton Welter e Professor Lemos.
Durante a agenda, foi possível verificar de perto a execução da obra, considerada essencial para a promoção de dignidade e segurança hídrica à população quilombola.

Depoimento da comunidade
O tesoureiro da comunidade, Divonzir Manoel dos Santos, destacou a importância do investimento para o futuro da região. Segundo ele, o sistema de captação e distribuição de água evita riscos de contaminação: “A comunidade é basicamente campo e as águas poderiam estar contaminadas pelo uso do agrotóxico na região. Com a vinda desse poço artesiano, a pessoa terá acesso a uma água saudável e na porta de casa. Isso é fundamental para o desenvolvimento local”, afirmou.Com o apoio da Itaipu Binacional e da prefeitura de Reserva, ao todo, mais de 70 famílias da comunidade passarão a contar com água potável e segurança no abastecimento e melhores condições de vida, segundo os envolvidos, um marco para a comunidade quilombola local.