China volta a comprar carne bovina do Brasil

O país asiático é o principal destino da carne bovina brasileira, sendo responsável por 60% do total dos embarques para o exterior

A China anunciou nesta quinta-feira (23) que irá retomar as compras de carne bovina do Brasil, após um mês de embargo devido a um caso atípico de mal da vaca louca detectado no sudeste do Pará. O país asiático é o principal destino da carne bovina brasileira, sendo responsável por 60% do total dos embarques para o exterior.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que se encontra em Pequim com uma comitiva formada por mais de 100 empresários do setor agropecuário. De acordo com Fávaro, a decisão foi confirmada por autoridades sanitárias do país asiático.

Embargo

A suspensão das compras de carne bovina brasileira pela China durou exatamente um mês, tempo suficiente para refletir o desempenho geral das exportações do produto. O diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, destacou que os embarques no primeiro trimestre de 2023 devem recuar cerca de 20% em comparação com o mesmo período de 2022.

A retomada das exportações da carne bovina para a China já era aguardada pelo mercado, e a expectativa era de que o embargo fosse derrubado ainda em março. A volta das compras de carne bovina brasileira pela China é uma boa notícia para os pecuaristas brasileiros e pode ajudar a impulsionar a economia do país.