Quais as melhores raças de cavalos para criação no Brasil?

O Brasil reúne uma variedade de raças de cavalos que são utilizados não só para competições, como no transporte de

O Brasil reúne uma variedade de raças de cavalos que são utilizados não só para competições, como no transporte de materiais da lavoura, seja do pequeno ou médio produtor.

Também, essas raças de cavalos criadas aqui no Brasil ganharam destaque no mundo por serem utilizados em atrações, como rodeios, leilões ou até mesmo para tratamento de pacientes que sofreram alguma lesão traumática e precisam superar o problema com o uso da equoterapia. No Brasil, os cavalos mais valiosos foram comercializados por R$ 1 milhão, mas o cavalo mais caro do mundo, segundo o site Compre Rural é Fusaichi Pegasus, vendido por U$ 70 milhões.

5 melhores raças de cavalos para o Brasil

Desde o começo que a espécie foi descoberta, os cavalos têm sido ótimos parceiros para os humanos em diversas atividades, desde o transporte de carga até para atividades físicas mais densas. E o Brasil vem se destacando neste tipo de criação, onde não perde para os criadores internacionais no quesito qualidade e saúde dos animais. Quer saber mais sobre essas raças? Veja abaixo:

1# Quarto de Milha

O Quarto de Milha é a raça mais presente em todo mundo, pois tem uma genética com qualidade elevada e características morfológicas que o torna bastante versátil. Isso faz com que seja muito bom para o trabalho no campo. Além disso, o Quarto de Milha também é um animal dócil, robusto, veloz e difícil de ser vencido em provas equestres. No Brasil, o estado com o melhor plantel de cavalos da raça é o Paraná.

2# Mangalarga

O Mangalarga é uma das raças de cavalos mais destacadas para o trabalho no campo e para a prática de esportes, pois, segundo a ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), são conhecidos pela docilidade e resistência

3# Mangalarga Marchador

Já o Mangalarga Marchador também entra na lista das raças de cavalos mais criadas no Brasil, graças a boa resistência a parasitas e outras doenças, tendo como característica seu porte médio, agilidade, força, vigor e temperamento ativo e dócil, além de ser adaptável a qualquer ambiente e clima.

4# Cavalo Árabe

O Cavalo Árabe entra nesta lista como a raça mais valiosa e antiga de todo o mundo, com evidências arqueológicas desde cerca de 2.500 A.C. Com trote e galope rasteiro, assim como um temperamento ativo, esta raça de cavalo tem muita resistência física, o que permite a ela resistir a longos períodos de trabalho intenso com um mínimo de cuidados e alimentação, sendo bastante usado por donos de fazenda.

5# Crioulo

Presente em 22 estados do Brasil, o cavalo da raça Crioulo é muito popular por conta da sua resistência a temperaturas altas e baixas, além de possuir ótima força, resistência e saúde, sendo bastante usado também em tarefas de lida, montaria e competições equestres, além de percursos de grande distância.

O que levar em conta na hora de escolher uma raça de cavalo?

Com as informações acima de quais as raças de cavalos mais conhecidas no Brasil, chegou a hora de saber que cuidados os compradores precisam ter na hora de adquirir um animal.

  • Faça uma análise de qual raça se enquadra melhor na atividade que vai exercer no dia a dia;
  • Cuidado com o preço, pois se estiver muito abaixo do valor de mercado, desconfie! Lembre-se sempre de que um animal mais barato, com algum distúrbio físico ou de temperamento, custará, a longo prazo, muito mais do que a quantia economizada;
  • Busque ajuda de um profissional que conhece as habilidades de cada uma das raças criadas no Brasil e poderá indicar o cavalo mais adequado para a sua finalidade;
  • Pesquise bastante sobre a vida do cavalo. Hoje, na internet é possível achar muita informação, como resultados e vídeos de competições.

São detalhes como esses que vão fazer a sua compra mais satisfatória, criando até mesmo a possibilidade de estar iniciando um novo negócio pela frente.