Responsivo

Quatro chás que combatem a tosse seca noturna

Camomila, guaco, alcaçuz e poejo são ótimas opções para melhorar suas noites de sono e deixá-las mais leves, sem arranhar a garganta

Mudanças bruscas de clima, problemas respiratórios e mais… é imensa a lista de fatores que podem causar a incômoda tosse seca noturna. Além de dar a sensação de arranhar a garganta e o tórax dolorido, o sintoma ainda prejudica as noites de sono, uma vez que é mais frequente neste horário.

Além dos xaropes e remédios receitados pelos médicos, os chás podem entrar como um complemento ao tratar a tosse seca, hidratando o corpo e amenizando a condição pela presença de ingredientes naturais e terapêuticos.

Algumas recomendações do especialista é apostar em chás que contenham capim-limão, mel, hortelã e gengibre em conjunto com ervas calmantes sem cafeína. Confira as dicas:

Chá de Camomila

Talvez uma das mais tradicionais, a camomila é uma planta rica em mucilagens, substâncias com alto poder hidratante. Para preparar o chá, basta infusionar a erva: esquente a água; em seguida, desligue o fogo e adicione a planta seca ou fresca, deixando abafar por 10 minutos.

Guaco ou Mikania glomerata

Se comprada em lugares certificados e confiáveis, é uma ótima opção para afecções do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, asma e tosses. A planta é rica em cumarina, substância que atua relaxando a musculatura lisa das vias aéreas, estimulando a secreção do muco e, consequentemente, facilita a expulsão do catarro pela tosse. Em adição, ainda promove uma ação broncodilatadora, expectorante e antiasmática. O chá deve ser feito também por infusão. Após esquentar a água, basta desligar e infusionar a erva por dez minutos em superfície abafada. Também apresentada como xarope, é preciso se atentar ao uso do guaco. Segundo orientações do Ministério da Saúde, o uso da planta pode interferir na coagulação sanguínea (como efeito indesejado), causar vômitos, taquicardia e interfere no efeito de anti-inflamatórios e anticoagulantes. Atente-se para não ingerir o chá se feito há mais de 24 horas e não consuma por vários dias consecutivos.

Alcaçuz ou Glycyrrhiza glabra

Também conhecido como madeira-doce, o alcaçuz é uma planta medicinal de ação antitussígena, expectorante e antiespasmódica, mas, diferente das anteriores, deve ser preparada por decocção: para isso, basta ferver a planta com água, por 10 minutos. Após o período, desligue o fogo e saboreie morna. O alcaçuz não deve ser usado em abundância e por pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas.

Poejo ou Mentha pulegium

O poejo, assim como as mentas, possui aroma e sabor agradáveis por também ser rico em mentol. A planta tem uma ação expectorante e ajuda a aliviar a tosse, devido às suas características antiespasmódicas. O chá também é feito por infusão, com água quente, sob fogo desligado por 10 minutos em superfície abafada.