Prefeitura de Chopinzinho entrega caixas d’água na comunidade do Lagoão

A administração de Chopinzinho, por meio da secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, concretizou mais uma etapa do ‘Projeto Caixa D’Água Boa’, uma iniciativa do governo do Estado que busca melhorar as condições de vida de comunidades por meio do acesso à água potável.

Entregas
A entrega de 20 caixas d’água aconteceu na comunidade do Lagoão, proporcionando benefícios significativos para as famílias locais.
A secretária de Assistência Social, Édina Accorsi fala sobre a ação. “Nós entregamos 20 kits que recebemos através da parceria com o governo do Estado e a Sanepar. Para a entrega desses kits, priorizamos as famílias da comunidade do Lagoão pois a pouco tempo eles conseguiram acesso a água tratada, a água da Sanepar. Eles tinham uma dificuldade enorme com relação à água nessa comunidade, até por ser um pouco distante da cidade”, destaca ela.

Integração do Caixa D’Água Boa ao Nossa Gente Paraná
A iniciativa do projeto Caixa D’Água Boa integra-se ao programa Nossa Gente Paraná, um dos eixos estratégicos do governo do Estado no enfrentamento à pobreza. O programa, que envolve acompanhamento familiar e ações coordenadas entre órgãos públicos estaduais e municipais, é liderado pela secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com a administração e a Sanepar.
Édina Accorsi destaca a motivação para a comunidade ser escolhida. “Nesse momento a gente priorizou essas famílias que tinham acesso à rede de abastecimento da Sanepar, mas até então não tinham caixa d’água, ocorrendo várias vezes e acabaram ficando em alguns momentos sem essa disposição ali da água”.

Recursos
Cada uma das 20 famílias contempladas recebeu um kit do projeto, composto por equipamentos essenciais para o armazenamento e distribuição adequada de água em suas residências. Além disso, como parte do compromisso em viabilizar condições ideais para a instalação das caixas d’água, cada família foi agraciada com o montante de mil reais.
A secretária revela que houve outra ação juntamente com a entrega das caixas. “E além das caixas d’água, o suporte para colocar a caixa, o recurso e os encanamentos, eles receberam mil reais que podem usar para comprar materiais e fazer os ajustes necessários para instalação. Esse recurso é fundamental para o projeto, as famílias conseguem viabilizar também o pagamento da pessoa que irá colocar, deixar pronta a instalação da caixa d’água”, explica.
A secretária expressa sua satisfação em contribuir para a implementação de projetos que visam o bem-estar da população, reafirmando seu compromisso com a promoção da qualidade de vida. “Com certeza é uma alegria muito grande para o município estar participando desse projeto tão importante do governo do Estado, que dá condições para essas famílias terem acesso a água de qualidade e não sofrerem com a falta d’água tendo esse reservatório”, aponta Édina.