Prefeitura investe R$ 200 mil em mutirão oftamológico

A iniciativa visa encerrar a fila de espera para consultas desde 2018. De acordo com o secretário de Saúde, Vinicius Tourinho, nesta semana 200 pessoas serão atendidas e em março, mais 200

A prefeitura de Chopinzinho, por meio da secretaria de Saúde, zerou a fila de espera por consultas oftalmológicas em seis meses com a realização de mutirões. A iniciativa, que começou em agosto de 2023, já atendeu cerca de 1.500 pessoas e beneficiou pacientes que aguardavam desde 2018.

Investimentos e parcerias

Para viabilizar os mutirões, a administração investiu aproximadamente R$ 200 mil com recursos próprios. A equipe médica responsável pelos atendimentos é credenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims) e realiza mutirões em outras cidades da região.

O secretário de Saúde, Vinicius Tourinho, destaca a importância dos mutirões. “A área de oftalmologia possuía muita demanda e poucas vagas com especialistas aqui na em região. Surgiu essa oportunidade em reuniões e resolvemos investir nesses mutirões”.

Atendimento e resultados

Os mutirões oferecem consultas oftalmológicas completas, com exames e encaminhamentos para cirurgias de catarata, quando necessário. Além da agilidade no atendimento, os pacientes também elogiam a qualidade e o acolhimento da equipe médica.

“Nesta semana, estamos atendendo mais 200 pessoas e já temos a confirmação de mais 200 consultas para março. Vamos atingir em torno de 1.500 pessoas atendidas nos últimos seis meses”.

Ampliação para outras áreas

A secretaria de Saúde também está trabalhando em outras iniciativas para melhorar o atendimento à população, como a informatização do sistema de agendamento de consultas e a ampliação da oferta de exames e procedimentos.

Segundo Vinicius, o sucesso dos mutirões oftalmológicos inspirou a secretaria de Saúde a buscar soluções semelhantes para outras áreas com alta demanda, como cirurgias ortopédicas e procedimentos eletivos. “O objetivo é reduzir o tempo de espera por atendimento médico em todas as especialidades”, destaca.