Responsivo

Agroindústria de pinhão vai crescer com projeto desenvolvido no Paraná

O objetivo é fortalecer o turismo rural nas plantações de pinheiros, na região centro-sul do Paraná.

A Embrapa Florestas, em parceria como o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder) desenvolvem um projeto de apoio para a implantação de uma unidade agroindustrial de processamento de pinhão.

O objetivo é fortalecer o turismo rural nas plantações de pinheiros, na região centro-sul do Paraná. Sendo o pinhão um alimento muito consumido na região Sul, a iniciativa quer agregar valor ao produto, aumentando a renda das famílias do interior e que vivem da colheita do pinhão.

Benefícios

A princípio, a unidade industrial será instalada em Inácio Martins, com recursos aprovados pelo Conder junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.

O local será também uma Unidade de Referência Tecnológica para outras empresas que quiserem desenvolver algum projeto que envolva sementes.

No turismo, a iniciativa prevê a adaptação de novas rotas turísticas e o treinamento na gastronomia com pratos que tem como base o pinhão, além do lançamento de um livro de receitas coordenado pela Embrapa Florestas.

O projeto inclui uma definição do layout de equipamentos da agroindústria, além de uma série de capacitações em processamento do pinhão para a população local, e na produção de mudas de araucárias para futuras produções. Também será implantada uma unidade de processamento de pinhão para a fabricação de farinha.