Servidores do Banco Central anunciam fim da greve

BC informou que divulgação de estatísticas será retomada gradualmente

Depois de três meses de greve, os servidores do Banco Central (BC) aprovaram o retorno ao trabalho em assembleia sindical na manhã desta terça-feira (5). A categoria voltará ao trabalho, mas pretende continuar o movimento com operações padrão, para tornar mais lentos projetos internos.

O Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinai) informou em nota que, apesar do fim da greve, novas atividades de mobilização e protesto estão sendo debatidas no âmbito da categoria e serão divulgadas ao longo das próximas semanas. A entidade assegurou que o movimento não prejudicou a prestação de serviços essenciais ao longo dos últimos três meses.

Os funcionários do BC reivindicavam a reposição das perdas inflacionárias nos últimos anos, que chega a 27%. Eles também pediam a mudança da nomenclatura de analista para auditor e a exigência de nível superior para ingresso dos técnicos do BC. Com a negativa do governo em conceder aumentos, eles se concentraram na elaboração de um novo plano de carreiras.