Capacitação muda rotina e amplia receitas nas cozinhas escolares
Formação do Senac reuniu merendeiras e auxiliares em dois dias de atividades sobre preparo de alimentos e redução do desperdício
Merendeiras e auxiliares da rede municipal de ensino de Cantagalo participaram, nos dias 10 e 11 de setembro, de uma capacitação promovida pelo Senac. O curso teve como foco o preparo de doces sem açúcar e o aproveitamento integral dos alimentos, com técnicas voltadas à rotina da alimentação escolar.
Durante a formação, as profissionais aprenderam alternativas para preparar doces sem a adição de açúcar, valorizando o sabor natural dos alimentos. A proposta amplia as opções de receitas e pode contribuir para reduzir a oferta de açúcares adicionados nas refeições servidas aos estudantes.
Aproveitamento dos alimentos
Outro tema trabalhado foi o uso de partes dos alimentos que, muitas vezes, acabam descartadas. Cascas, talos, folhas e sementes, quando adequados ao consumo, podem ser incorporados a diferentes preparações.
A prática amplia as possibilidades na cozinha e contribui para reduzir o desperdício, além de melhorar o uso dos alimentos disponíveis nas escolas.
Qualificação profissional
A capacitação também teve foco no aperfeiçoamento das profissionais responsáveis pela preparação das refeições. Com novas técnicas e conhecimentos, merendeiras e auxiliares podem ampliar as opções do cardápio e trabalhar com mais segurança e criatividade.
Os conteúdos abordados ainda podem contribuir para melhorar a qualidade nutricional das preparações e estimular práticas mais sustentáveis no ambiente escolar.
A equipe agradeceu o apoio da administração para a realização do curso, com destaque ao prefeito João Konjunski, à secretária municipal de Educação, Vera Lazzaretti, e à nutricionista Vanderleia. A iniciativa integra as ações voltadas à qualificação das equipes e à melhoria contínua da alimentação oferecida aos estudantes da rede municipal.



