Inscrições para o Enem 2025 terminam hoje

Prazo final se encerra às 23h59 do dia 13 de junho; candidatos devem se inscrever pela Página do Participante

Os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira, 13 de junho, para realizar a inscrição. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em uma semana, já que a data original de encerramento era 06 de junho.
Neste mesmo prazo, também se encerram as solicitações para uso do nome social e os pedidos de atendimento especializado. Elas exigem o envio de documentação que comprove a condição informada no ato da inscrição, conforme previsto no edital do exame. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova.

Taxa de inscrição
Com a prorrogação do período de inscrições, o pagamento da taxa no valor de R$ 85 poderá ser realizado até a próxima quarta-feira (18). O boleto estará disponível na tela inicial da Página do Participante, logo após a inscrição. Pode ser feito via Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança.

Não será gerado boleto para dois grupos:

  • Estudantes concluintes do ensino médio este ano matriculados em escolas públicas, seja no ensino regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que utilizarem o Enem para obtenção de certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência.

Mesmo quem teve o pedido de isenção da taxa de inscrição aceito ou teve a justificativa de ausência no Enem 2024 aprovada precisa realizar a inscrição manualmente na Página do Participante. A aprovação dessas solicitações não garante a inscrição automática no exame. Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, mesmo com os dados já pré-preenchidos, devem revisar as informações e confirmar a inscrição.
O exame também é aberto a participantes que desejam se autoavaliar, conhecidos como ‘treineiros’. Essa categoria inclui aqueles que concluirão o ensino médio após 2025, ou que ainda não cursaram nem finalizaram essa etapa da educação.