Nova Laranjeiras participa de debate sobre educação e relações étnico-raciais

Seminário em Foz do Iguaçu reuniu profissionais para discutir práticas pedagógicas e estratégias de promoção da equidade racial

Representantes da secretaria municipal de Educação de Nova Laranjeiras participaram, na última semana, em Foz do Iguaçu, do 1º Seminário Intermunicipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Promovido pela secretaria municipal de Educação de Foz do Iguaçu, o encontro reuniu profissionais da área e representantes de diferentes municípios do Paraná.

A programação foi voltada à troca de experiências e ao debate sobre políticas públicas e práticas pedagógicas relacionadas à equidade racial e ao enfrentamento do racismo no ambiente escolar. O encontro também abriu espaço para discutir formas de trabalhar a diversidade étnico-racial no dia a dia das instituições de ensino.

Formação e troca de experiências

Durante o seminário, os participantes acompanharam palestras, oficinas e apresentações culturais. As atividades abordaram diferentes aspectos da educação para as relações étnico-raciais e proporcionaram momentos de aprendizado e reflexão entre os profissionais presentes.

A iniciativa também destacou a aplicação das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. As normas tornam obrigatório o ensino da história e das culturas afro-brasileira, africana e indígena nas instituições de ensino.

Educação e diversidade

A presença de representantes de Nova Laranjeiras no evento está ligada à formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino e ao debate sobre uma educação que considere a diversidade étnico-racial. O seminário reuniu experiências de diferentes municípios e ampliou a discussão sobre ações pedagógicas voltadas à inclusão e ao combate à discriminação. A participação de Nova Laranjeiras integra as iniciativas da secretaria municipal de Educação relacionadas à educação para as relações étnico-raciais.