Feliz dia do grupo de apoio, caos e memes que você chama de “lar”

No Dia Internacional da Família, a gente celebra aquelas que dividem o Wi-Fi, a senha do Netflix e ainda te emprestam a toalha quando você esquece a sua

Família é aquele conjunto de seres humanos que você não escolheu, mas que o universo decidiu colocar na sua vida pra te ensinar resiliência e pra te emprestar a furadeira. Hoje (15) o mundo celebra o ‘Dia Internacional da Família’, e como não amar essa instituição que une sogra controladora, pai do churrasco e aquele primo que virou “coach de sucesso”?

No grupo da família no WhatsApp tem de tudo, bom dia com flor, corrente de oração, fake news desatualizada e, claro, aquele que manda figurinha do “Reage, Brasil!” às 6h da manhã, mas também tem amor, apoio, lembranças de infância, zoeiras com afeto e receita de bolo que ninguém mais sabe fazer igual.

Todo mundo tem um personagem
É impossível falar de família sem lembrar dos papéis clássicos que todo clã tem. Tem a mãe que manda levar o casaquinho mesmo no calor de 32 graus. O pai que faz churrasco com chinelo e meias. O irmão do meio que ninguém sabe onde está, mas tá vivo, provavelmente. A avó que guarda dinheiro na Bíblia e comida no pote de sorvete e a tia que já foi vendedora de Natura, Avon, cosmético coreano e hoje vende ‘tapoé’ de R$ 10. Toda família tem um pequeno núcleo de novela mexicana com drama, reconciliação, cafezinho e abraço no fim do dia.

Regras da casa da vó são internacionais
Na casa da vó, não importa o país, a regra é clara, se você disser que não tá com fome, ela vai entender que você quer arroz, feijão, salada, frango, carne e um pedaço de pudim. Comer é verbo de afeto entre parentes e se a comida acabar, ela tira da panela da vizinha e finge que sobrou, isso é geopolítica familiar.

Mesmo na treta, o amor é incondicional
Sim, tem briga por quem ficou com o último pedaço de lasanha, tem discussão na hora de dividir a conta do mercado, mas no fim, todo mundo se ama, mesmo que do jeitinho atrapalhado. Família é onde a gente pode ser meio maluco e continuar sendo acolhido, é onde as histórias são repetidas mil vezes, e mesmo assim continuam arrancando risadas. E se você está longe da sua, liga, manda meme, manda áudio de 3 minutos contando alguma bobagem. Porque família é isso aí, um caos aconchegante que faz a vida ter sabor de domingo.