Adversário do Dois Vizinhos, Ceará herda fama dos gramados e tem treinador vitorioso

Clubes fazem nesta terça-feira (15) a partida de ida da final da Copa do Brasil. Jogo de volta está marcado para o dia 21, em Fortaleza

O Dois Vizinhos inicia hoje (15) a disputa de 80 minutos pelo título da Copa do Brasil de Futsal. Às 20 horas, o Galo recebe, no Teodorico Guimarães, o Ceará. O duelo de volta está agendado para o dia 21 de dezembro, às 18 horas, em Fortaleza.

Fundado em 2012, o Galo vive, desde 2018, a melhor fase de sua história. Sob o comando do técnico Fabinho Gomes, foi vice-campeão da Série Prata daquele ano. Na volta à elite, o time surpreendeu e conquistou o 2º lugar.

O resultado garantiu a presença do time na Copa do Brasil – primeira competição nacional disputada por ele. Para chegar à decisão, o Galo superou adversários consolidados no cenário brasileiro, como Pato e Assoeva/RS. 


Ceará: 106 anos de história 

Numerosa nos estádios, torcida do Vovô é presente nos ginásios também, garante treinador
Foto: Reprodução

Por sua vez, o Ceará tem mais de um século de história. Foi fundado em 1914 e é reconhecido por conta do futebol. Nos gramados, o Vovô já venceu 45 estaduais, duas Copa do Nordeste e integra a Série A do Brasileirão. A fama do futebol atrai os milhares de torcedores também para as quadras. 

Embora a pandemia impeça a presença dos torcedores nos ginásios, o técnico Deividy Hanson diz que eles são participativos. “O Ceará é um time de massa, com uma torcida acostumada com o futebol, mas que é presente no futsal”.

Natural de Russas, interior cearense, Deividy nunca trabalhou fora de seu estado, mas tem carreira vitoriosa, consolidada no Horizonte. Pelo clube, ganhou a Liga do Nordeste, a Copa do Ceará, além da Taça Brasil e da própria Copa do Brasil. O treinador venceu também, por cinco vezes, o campeonato estadual – quatro pelo Horizonte e uma pelo Russas. 


Desfalque e nomes conhecidos

Campeão da Série Bronze pelo Operário Laranjeiras em 2019, Juninho faz parte do elenco do Ceará
Foto: Reprodução

Para o jogo desta noite, Deividy terá o desfalque do ala Levy – que foi campeão da Liga Nacional pelo Pato.

Na contramão, o elenco do Ceará tem outros nomes conhecidos do futsal paranaense. Juninho, ala campeão da Série Bronze de 2019 pelo Operário Laranjeiras, é um dos destaques do Alvinegro. 

A delegação cearense desembarcou em Foz do Iguaçu no domingo (13) e chegou a Dois Vizinhos na segunda-feira (14). Desde então, houve treinamento no Ginásio Teodorico Guimarães e tempo para tirar conhecer o município de 40 mil habitantes. “É uma cidade pequena, mas organizada e limpa”, disse Deividy. O técnico disse que acompanha a trajetória do Galo desde o ano passado. “Conheço o trabalho do Fabinho. Já trabalhei com três atletas dele: Neném, Luciano e o Gugu Flores, que eu levei para o Horizonte”. 


A partida de hoje terá transmissão da TV Nsports. A plataforma levará ao ar o jogo de volta, no dia 21, que terá também a cobertura do SporTV.