Assembleia Legislativa presta homenagem a atletas paranaenses do skate em sessão solene
Evento reconhece conquistas internacionais de Maitê Demantova, Augusto Akio ‘Japinha’, Luigi Cini, Gui Khury e do preparador físico Henrique ‘Luga’ Lugarini, referências do esporte no Brasil e no mundo
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realiza na próxima terça-feira (07) uma sessão solene em homenagem a atletas que têm levado o nome do Paraná ao topo do skate mundial. Serão homenageados os skatistas Maitê Demantova, Augusto Akio ‘Japinha’, Luigi Cini, Gui Khury e o preparador físico da seleção brasileira da modalidade, Henrique ‘Luga’ Lugarini. A proposição é da deputada estadual Maria Victoria (PP). “Esses jovens são motivo de orgulho para o Paraná. São exemplos no esporte, inspiram toda uma geração e colocam as bandeiras do Paraná e do Brasil em evidência em competições internacionais. É um reconhecimento ao talento, à dedicação e às conquistas de cada um deles”, afirma a deputada Maria Victoria.
Homenageados brilham ao redor do mundo
A homenagem reconhece os feitos históricos do skate paranaense ao longo dos últimos anos. Augusto Akio Takahashi dos Santos, mais conhecido como Japinha, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado. O curitibano de 24 anos coleciona diversas outras conquistas em competições nacionais e internacionais, incluindo um ouro, três pratas e um bronze em campeonatos mundiais nas modalidades parque e vertical.Luigi Cini, 23, também representou o Brasil nas Olimpíadas na capital francesa (foi o sétimo colocado) e tem entre suas principais conquistas, a medalha de prata no Mundial de Roma, em 2023, na modalidade parque. Nascido na capital paranaense, ele também foi campeão brasileiro no vertical.Seguindo os passos dos seus ídolos, o também curitibano Guilherme Zardo Khury, o Gui Khury, de apenas 16 anos, é considerado um dos atletas mais talentosos da sua geração. O jovem entrou para a história do esporte como o primeiro atleta do mundo a acertar o 1080º em uma rampa vertical, o que garantiu o seu nome no ‘Guinness Book’, o famoso livro dos recordes. Além disso, ele coleciona medalhas em mundiais (um ouro e uma prata) e nos ‘X Games’ (nove ouros, quatro pratas e dois bronzes), um dos principais campeonatos de esportes radicais do mundo.A nova geração também é representada por Maitê de Aguilar Demantova, de 15 anos. Recém-profissionalizada, a jovem curitibana é uma das grandes revelações do street feminino, com diversos títulos brasileiros ainda competindo entre os amadores. Feitos que renderam sucessivas convocações para a seleção brasileira júnior desde quando tinha apenas 11 anos de idade.
Preparador desenvolveu método que potencializou conquistas
Junto com os atletas, será homenageado o preparador físico da Seleção Brasileira de Skate, Henrique Lugarini, que também participou dos Jogos Olímpicos de 2024. Profissional de educação física e ex-atleta de ‘Cross Triathlon’, ‘Luga’, como é mais conhecido, orienta grandes nomes do esporte, contribuindo diretamente para os resultados da modalidade.Ele criou e desenvolveu um método multidisciplinar para treinar os atletas da seleção. Entre as inovações, ele utiliza técnicas de yoga, pilates, mentalização e respiração como complemento à preparação física.A sessão solene será realizada às 10 horas, no Plenarinho, com a presença de familiares, amigos e representantes do esporte paranaense. O evento é aberto ao público.
Serviço
Sessão Solene em Homenagem ao preparador físico, Senhor Henrique Lugarini e atletas do skate
Data: Terça-feira, 07 de outubro
Horário: 10 horas
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná