Em meio à entrave com a Liga, Federação decreta a volta da Série Ouro

A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) emitiu no final da tarde desta segunda-feira (23) uma nota comunicando o

A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) emitiu no final da tarde desta segunda-feira (23) uma nota comunicando o retorno da Série Ouro do estadual. A competição está paralisada desde outubro, já que a entidade contesta a participação de 10 filiados na Liga Futsal Paraná – torneio não chancelado por ela. 

Na semana passada, a FPFS fez uma proposta à Liga para desconsiderar as punições impostas às equipes. A exigência era que a arbitragem da outra competição passasse a ter a administração da Assofutsal – mesma organização responsável pelo apito nas divisões do Campeonato Paranaense. Com sete votos contrários ante seis a favor, a Liga fez oposição à proposta, mas sugeriu que os profissionais da Asso e da própria Liga alternassem o comando dos jogos. A Federação não aceitou.  

Através da nota divulgada hoje, a FPFS explica que, em razão do processo envolvendo os times que disputam a Liga Paraná estar em trânsito em julgado – isto é, sem desfecho, já que os réus recorreram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) -, bem como argumenta ter consciência da situação calamitosa enfrentada pelos times durante a pandemia e tendo recebido pedidos das equipes para que o estadual tivesse prosseguimento, a entidade divulgou as datas dos jogos das quartas de final da elite. O texto alerta que, caso a Justiça Desportiva opte por punir os clubes envolvidos com a Liga, a classificação da Série Ouro poderá ser alterada. (Confira a nota na íntegra no fim da matéria). Até a publicação da matéria, a direção da Liga Paraná não se pronunciou. 


Confira a seguir as datas dos jogos:

Paranaense de Futsal – Série Ouro – Quartas de final 
Ida 
Quarta-feira – 25/11
Marechal x Cascavel – 20h30
Quinta-feira – 26/11
Dois Vizinhos x Campo Mourão – 20h30
Foz Cataratas x Marreco – 20h15
Sábado – 27/11
Chopinzinho x Umuarama – 20h30
Volta
Sábado – 28/11
Cascavel x Marechal – 20h30
Sábado – 05/12
Campo Mourão x Dois Vizinhos – 20h30
Quarta-feira – 02/10
Umuarama x Chopinzinho – 20h30
Data a definir 
Marreco x Foz Cataratas – 20h15

A Federação não se pronunciou quanto aos confrontos do hexagonal do rebaixamento. Ampére, Palmas, Pato, São José dos Pinhão, Siqueira Campos e Toledo – eliminados na 1ª fase do certame – jogarão entre si. Ao final de cinco rodadas, os quatro primeiros seguem para a 2ª fase da Taça FPFS. Os dois piores serão rebaixados à Série Prata de 2021. 

Série Prata

A Série Prata possui um integrante da Liga: o São Miguel. No entanto, a segundona ainda não teve os confrontos da semifinal agendados, em razão do Caso Vagnão. O fixo do Bituruna é acusado de atuar por duas partidas estando suspenso. O clube alega que não foi soube do julgamento e da punição do atleta. Após derrota no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PR), o Bituruna conseguiu parecer favorável para o julgamento fosse revisado. A denúncia será reavaliada na quarta-feira (25). Se perder, o clube ficaria sem nove pontos na tabela e, consequentemente, daria adeus à competição. 


Leia a nota da FPFS na íntegra

A Federação Paranaense de Futebol de Salão – FPFS, única entidade reconhecida pela CBFS para fomentar, dirigir e promover o Futsal no estado do Paraná, vem por meio desta INFORMAR: 1. CONSIDERANDO o fato de que o Campeonato Paranaense Sicredi Série Ouro 2020 está paralisado há algumas semanas em função de processos que tramitam na Justiça Desportiva, eis que algumas equipes infringiram o Regulamento Geral de Competições e foram punidas no TJD/PR, todavia estes processos ainda não tiveram seu trânsito em julgado, isto é, não tiveram sua finalização.

2. CONSIDERANDO o fato desta situação pandêmica mundial que a todos afeta, sobretudo aos clubes filiados, os quais estão à duras penas conseguindo manter suas equipes, a FPFS tentando minimizar os problemas decorrentes desta paralisação, procurou o representante da liga paraná e propôs a celebração de um acordo, muito embora entendesse que de fato havia tido um descumprimento, mas pra evitar um dano maior a todos tentou entabular uma composição.

3. CONSIDERANDO que o representante da liga paraná colocou em votação a proposta apresentada pela FPFS e 6 (seis) clubes filiados votaram a favor de uma composição, a qual não foi celebrada por que outros 7 (sete) clubes, (a maioria dos votantes) optou por não aquiescer à proposta.

4. CONSIDERANDO o fato de que a FPFS tem ciência da responsabilidade que tem para com toda a comunidade salonista do Estado do Paraná, bem como por sensibilizar-se com os 6 (seis) clubes que intencionavam a resolução do problema com a consequente celebração de acordo, a fim de que as competições continuassem, não podendo ficar inerte para com o desejo de muitos de seus filiados.

5. CONSIDERANDO por fim, o pedido feito diretamente à FPFS por inúmeras equipes, inclusive algumas que não concordaram com o acordo, mas que baseavamse em artigos do CBJD para solicitar que a competição fosse retomada.

6. DIANTE das premissas acima mencionadas, a FPFS INFORMA que nesta data, 23/11/2020, foi publicada a tabela da 2ª Fase da Competição na página oficial da Entidade, com a marcação de todos os jogos. Continuação da NOTA SÉRIE OURO

2 7. SALIENTANDO por fim que esta Entidade acatará a decisão da Justiça Desportiva acerca da suposta infração cometida, situação que poderá alterar a classificação da competição quando do trânsito em julgado da decisão. Dê-se ciência a todos os filiados.