Futsal do Paraná: Marreco e Pato são os mais populares no Facebook. Veja ranking das Séries Ouro, Prata e Bronze
Levantamento do Correio do Povo do Paraná foi feito entre os dias 5 e 6 de setembro
As redes sociais são as arquibancadas do momento. Diante da impossibilidade das partidas terem presença de público – em razão da pandemia -, é através da internet que os clubes de futsal mantêm vínculos com seus torcedores. Em plataformas como Facebook, Instagram e YouTube, são divulgadas contratações e dispensas. Campanhas voltadas à saúde financeira das agremiações são promovidas.
E se você não é jogador, membro de comissão técnica, de algum órgão de saúde ou da imprensa, precisará da internet para assistir às partidas de alguma das divisões do Campeonato Paranaense. Na contramão, é neste campo que se localiza o “termômetro” onde os dirigentes acompanham a satisfação dos torcedores com os times.
Diante disso, o Correio do Povo do Paraná pesquisou, entre os dias 5 e 6 de setembro de 2020, o número de curtidas das páginas de Facebook dos clubes do futsal paranaense. Esta, vale ressaltar, trata-se da maior rede social do planeta, com cerca 2,4 bilhões de usuários, conforme números deste ano.
Atualmente, as Séries Ouro, Prata e Bronze do Paranaense Masculino possuem, respectivamente, 14, 11 e 18 integrantes. A Série Ouro Feminina é disputada por 10 equipes.
Soberania do Sudoeste
O tento de “mais popular no Facebook” é disputado diretamente pela dupla dona da maior rivalidade da modalidade no Paraná – que alguns apontam ser do Brasil. O Marreco tem 46,4 mil curtidas, quase seis mil a mais que o Pato. Na sequência do ranking, aparecem Foz Cataratas (24,7 mil), Campo Mourão (24,3) e Cascavel (20 mil). O primeiro clube da Série Prata a figurar é o CAD, em 6º, com cerca de 19,8 mil de público cativo. O Coronel é 9º, beirando os 10 mil seguidores. Na 15ª e 16ª colocação, dois representantes femininos: Cianorte (6,6 mil) e Telêmaco Borba (6 mil). O Operário Laranjeiras fecha a lista dos 20 primeiros, com 4,1 mil curtidas.
Abaixo, você confere o ranking individual das Séries Ouro e Prata:
Série Bronze
A Lokomotiva, de Apucarana, aparece como o mais popular entre os clubes da Série Bronze. Tem 3 mil curtidas. Voltando à ativa após 11 anos, o Mangueirinha é o 2º, com 2,7 mil. Os representantes da Cantu, CAC e Candói, estão em 5º e 12º, com 2,2 mil e 1,5 mil, respectivamente. Confira a lista:
Comparação com o futebol
E se as comparações de estrutura e finanças demonstram que o futsal, apesar de bastante apreciado no interior, está distante do patamar do futebol de campo, no Facebook a situação não é diferente. Basta tomar como base os índices dos cinco principais representantes do estado nos gramados: Athletico/PR (984 mil), Coritiba (434 mil), Paraná Clube (203 mil), Operário Ferroviário (52 mil) e Londrina (103 mil).
Curiosamente, em Pato Branco, o bicampeão da Liga Nacional de Futsal tem 10 vezes mais adeptos na rede que a equipe de futebol da cidade, o recém-chegado Azuriz: 40 mil contra 4 mil.
Francisco Beltrão apresenta situação parecida: são 46 mil para o Marreco contra 13 mil do União, que neste ano disputou a elite dos gramados.
Considerada a capital do oeste, Cascavel tem o clube com mais títulos da Série Ouro. No futebol, há o Futebol Clube Cascavel – o FCC – e o Cascavel Clube Recreativo – o CCR. Neste páreo, os números são os seguintes: 31 mil para o FCC, 20 mil para o Cascavel Futsal, enquanto o CCR tem 9 mil adeptos na rede social de Mark Zuckerberg.