Garoto de 15 anos faz sucesso na internet com memes do Operário Laranjeiras

Gabriel Thiesen está por trás da “zoeira” rubro-negra e mobiliza a torcida do clube

Por Juliam Nazaré

Quem acompanha o futsal paranaense, reconhece: a torcida do Operário Laranjeiras é uma das mais participativas. Com a pandemia, essa representatividade fica e deve estar restrita à internet. E é na rede que cotidianamente um garoto de 15 anos movimenta uma página de “memes” sobre o Rubrão. 

Gabriel Thiesen é laranjeirense, estuda o curso técnico de informática e trabalha como designer na empresa do pai. Como boa parte dos garotos brasileiros, é doido por futebol: são-paulino fanático. As atenções para o futsal, no entanto, se voltaram a partir do 2º semestre de 2019. Com o Operário bem na Série Bronze, a popularidade do clube foi crescendo. A febre rubro-negra contagiou-o. “Comecei a ir aos jogos, a tirar fotos com os jogadores. A partida mais incrível que assisti foi a volta da semifinal contra o Prudentópolis”, revela. 

South América Operário

Seguidor de páginas de “memes”, como Desimpedidos, Futirinhas e De Sola, Gabriel teve uma ideia no início de 2021: fazer “zoeira” sobre o Operário. Assim nasceu no Instagram a “South América Operário”, de nome inspirado num perfil consagrado no gênero.  “Vi que ninguém fazia ‘memes’ sobre o Operário e eu sabia produzir artes, então comecei.” 

Já são 1,2 mil seguidores. Parece pouco? Mas não é. O perfil oficial do Rubrão, por exemplo, tem 5,5 mil fiéis e existe há mais de dois anos.  Em pouco tempo, a repercussão das postagens motivou Gabriel a incrementar ainda mais o repertório. Nos jogos, faz postagens sobre o início, os gols e o término, sempre com uma pitada de humor. A equipe feminina também ganhou espaço. “’Tá’ sendo muito massa. Do nada, começaram a postar no Facebook também. Pessoas da minha família compartilharam no grupo sem saber que era eu quem fazia”, conta. 

Daniel Feitosa marcou na vitória sobre o Ampére e a “zoeira” não poupou nem aquele que não é considerado rival do Rubrão
Anonimato

O detalhe é que, apesar de todo o sucesso, pouca gente sabe que Gabriel é o autor das “artes”. Ainda assim, o reconhecimento já é notável: ele foi convidado para ser um dos administradores da página da torcida organizada Sangue Rubro-Negro. “Estou muito feliz. Não ganho nada com isso. É um hobby, mas acredito que esse trabalho, no futuro, pode me dar dinheiro.”  

Messi no Operário

Um dos “posts” que mais repercutiu remete à saída de Lionel Messi do Barcelona. Enquanto a imprensa do mundo todo tentava decifrar o futuro do craque argentino, os “zoeiros” aproveitavam para brincar com a ocasião. Gabriel vestiu Messi com o agasalho do Rubrão e o fez desembarcar na rodoviária de Laranjeiras do Sul. “Ficou famoso na cidade”, comemora. 

A saída de Messi do Barcelona gerou meme também em Laranjeiras do Sul
Falando sério

Mesmo com três jogos sem vitória, o jovem está entusiasmado com o desempenho do clube na Série Ouro. “Para quem subiu agora, está bem demais. O Operário já é temido. É candidato ao título”. 

O próximo compromisso do Rubrão será apenas no dia 3 de setembro, fora de casa, contra o Foz Cataratas. Se os comandados de Luciano Bonfim faturarem três pontos, é certeza de um novo “meme”. Fica a curiosidade sobre o que Gabriel Thiesen irá “bolar” para fazer uma cidade sorrir. 

De quando o Operário embalou uma sequência de vitórias e ficou 10 jogos sem perder