Projeto de jiu-jitsu atende crianças em Espigão Alto

“Eu faço de tudo para que eles fiquem longe das ruas e das drogas e tenham um objetivo na vida. Por meio do esporte transformamos a vida deles”, destaca o professor e coordenador do projeto Juliano Costa

No último sábado (21), o projeto de jiu-jitsu ‘Ressoar’ completou cinco anos. Para comemorar, o professor e coordenador, Juliano Costa realizou a graduação de atletas que passaram da faixa branca para cinza.

O evento aconteceu nas dependências do Centro da Juventude em Espigão Alto do Iguaçu. Se graduaram cerca de 60 alunos da academia Gracie Barra de Espigão Alto, Quedas e Três Barras.

O professor Juliano destaca, “temos o apoio da prefeitura e da secretaria de Assistência Social. Tivemos algumas dificuldades na realização das aulas no período da pandemia, mas desde 2021 retomamos e agora com a possibilidade de os atletas voltarem as competições regionais”, disse o professor.

Para os familiares, o desenvolvimento intelectual na vida dos atletas que participam do projeto é significativo e reforçam como o jiu-jitsu mudou o comportamento dos jovens, tanto em casa quanto na escola.

“Eu faço de tudo para que essas crianças fiquem longe das ruas e drogas, e tenham um objetivo na vida, e por meio do esporte transformamos a vida deles,” acredita Juliano.

O projeto conta com aulas nos períodos da manhã e tarde e atende crianças e jovens de 7 à 16 anos.

Início do projeto

Em 2018 a secretaria de Assistência Social de Espigão procurava projetos sociais com o objetivo de atender crianças carentes. Um dos jovens que recebia ajuda da pasta, deu a ideia de fazer algo relacionado ao jiu-jitsu. Com a ajuda do professor Juliano, o projeto foi apresentado e aprovado pela secretaria e prefeitura.

Atletas que foram graduados junto ao professor Juliano Costa – Foto: Assessoria