Série Prata do Paranaense de Futsal terá 10 integrantes. Quedas terá que jogar a Bronze

Mesmo com a promoção de seis clubes da Série Bronze de 2020, a Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal

Mesmo com a promoção de seis clubes da Série Bronze de 2020, a Série Prata do Campeonato Paranaense de Futsal vai seguir enxuta, indo contra as pretensões da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) de ter uma competição com 14 integrantes.
Este, inclusive, é um desejo antigo da entidade, mas que nos dois últimos anos esteve distante. Em 2019, a Série Prata foi disputada por 11 equipes. No ano seguinte, com a debandada de Prudentópolis e Seleto de Maringá, em razão da pandemia, o campeonato fechou com nove clubes.
E se na Série Bronze foram promovidos seis em vez de quatro clubes – como de tradição – a Série Ouro do ano passado teve o rebaixamento de dois times cancelado. Com as primeiras semanas de 2021, vieram as desistências de Itaipulândia (promovido da terceirona), Pinhão e Pitanga. A possibilidade do retorno do Prudentópolis também não se concretizou.
Por sua vez, o Bituruna pediu mais uma semana para definir sua situação. A solicitação foi aceita pela FPFS. O presidente do clube, Allan dos Santos, disse ao Correio que aguarda a decisão de alguns patrocinadores.

Volta do Seleto, Quedas na Bronze

Por outro lado, o certame contará com a volta do Seleto. O time de Maringá estava inscrito no estadual passado, mas deixou-o em razão dos decretos da prefeitura local, que impediam a prática de atividades esportivas e dificultava a mudança do mando dos jogos para outro município.

O Quedas anunciou no fim do ano passado a pretensão de iniciar sua trajetória já na segunda divisão do estadual. O Clube, inclusive, havia feito a inscrição na competição, e a participação era dada como certa pela diretoria. No entanto, na manhã de quinta-feira (25), a FPFS oficializou os integrantes da Série Prata, sem o Quedas. A alegação principal da entidade, segundo a diretoria quedense, é de que o time não disputou a Série Bronze de 2020. A Federação ainda não se pronunciou a respeito.

No entanto, é valido recordar que outras equipes conseguiram fazer o ingresso diretamente na Série Prata, caso do Pato em 2011 e também depois, quando ficou inativo após 2013 e regressou em 2016, já na segundona.

Os integrantes

A Série Prata desta temporada terá 10 clubes : São Miguel (3º Prata 2020), Mariópolis (4º Prata 2020), CAD (5º Prata 2020), Apaf (6º Prata 2020), Medianeira (1º Bronze 2020), Mangueirinha (2º Bronze 2020), São Lucas (3º Bronze 2020), Fazenda (4º Bronze 2020), Apucarana (6º 2020) e Seleto (inativo em 2020).

Segundo o que foi divulgado pela Federação, o congresso técnico está previsto para o dia 3 de março e a 1ª rodada para 27 do mesmo mês.