1ª Mostra de Conhecimento na Escola José Marcondes Sobrinho

“Esse evento é a culminância das atividades eletivas, que são disciplinas escolhidas pelos próprios alunos”

A escola estadual José Marcondes Sobrinho realizou nesta sexta-feira (20) a 1° Mostra do Conhecimento, que apresentou os trabalhos realizados ao longo do ano pelos alunos nas 12 matérias eletivas oferecidas na escola no ensino integral. O evento foi animado com música ao vivo para representar a oficina de música, que é uma das eletivas.
Antonio Celso da Costa diretor escola conta que mesmo a pandemia tendo dificultado muito o aproveitamento e o resultado foi muito bom
“Esse evento é a culminância das atividades eletivas que são disciplinas que os alunos mesmos escolhem com base na afinidade de cada um, ou seja, aquilo que mais gostam. É importante ressaltar que as atividades tiveram o envolvimento direto dos alunos, mesmo de forma remota eles participaram e alguns vieram até a escola para desenvolver os trabalhos”, conta o diretor.
Antonio contou ainda que entre as 12 disciplinas eletivas têm desde sabão feito com óleo reutilizado até oficina de apicultura e de música. 
“O resultado foi muito bom, os trabalhos ficaram muito bonitos sem contar o respaldo de conhecimento e o gosto que os alunos tiveram de fazer“, completa Antonio.


Eletivas
Nilceu Marquardt, professor da área de ciências biológicas é um dos coordenadores da eletiva de música, diz que a oficina é composta por 17 alunos que estão iniciando na música e no canto. 
“Infelizmente foi interrompida no começo do ano devido ao coronavírus, daremos continuação a ela ano que vem”, diz Nilceu.
Outra eletiva que faz muito sucesso entre os alunos é a O mundo através da imaginação, coordenada pelas professoras Eliane Rosário e Neusa Savaris. 
A Professora Eliane conta que essa oficina trabalha com a produção de contos e também com ilustrações. E que usam a técnica do grafite. 
“Isso faz com que o alunos tenham uma interpretação que vá além de responder questões, mas que se expressem também através de ilustrações. E nada melhor que o grafite que é algo que está no auge”, diz a professora.
São muitas as opções oferecidas pela escola, todas com professores extremamente dedicados e comprometidos com o aprendizado dos alunos e os trabalhos da Mostra refletem isso, tanto é que a  horta e o jardim da escola também são fruto do trabalho dos alunos nas eletivas. 


Disciplinas 
Comunica Marcondes- Leandro Antonio dos Santos e Cleverson Lucas dos Santos 
O patrimônio Artesanal de minha cidade – Geovane Silva e Marisa  Lopes
Meliponicultura – Marcos Frandolozo e Larissa Passarin 
Marcondes Comics – Raphael Dal Pai
Crie Recriando – Sandra Zys e Sheyla Souza 
Luz, Câmera, Ação- Elizandra Coradeli
Xadrez na Escola- João Carlos Garcia e Marlene Coussian Voncharte
Sabão Baum!! Ensaboe-se nesta ideia – Maristela Osciany, Marcia Baroni, Carmen Lúcia Toccolini
O mundo através da imaginação- Eliane Rosário e Neusa Savaris
Sustentabilidade este é o caminho – Carlos Alexandre Martim e Elizete Toledo 
Tudo Saudável. Cuidando do corpo. Maria Edith da Silva Novick e Josélia Pereira 
Alunos transformados pela música- Nilceu Marquardt e Cleverson Giordani Cottet