15ª entrega de kits de merenda acontece na região

As distribuições alternam entre produtos secos, como alimentos não perecíveis, e da agricultura familiar, que consistem em vegetais, verduras, legumes e ovos

A 15ª entrega de kits de merenda às famílias de alunos beneficiários do Bolsa Família aconteceu ontem (23). São 231 mil estudantes de 2.143 escolas estaduais que estão recebendo regularmente os alimentos desde o início da ação, em março deste ano, por conta da suspensão das aulas presenciais.
As entregas alternam a distribuição entre produtos secos, como alimentos não perecíveis, e da agricultura familiar, que consistem em vegetais, verduras, legumes e ovos.
Os kits de merenda são enviados para as escolas por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).  Cada unidade recebe uma quantidade de alimentos correspondente ao número de alunos matriculados. A diretoria da tem autonomia para preparar os kits e distribuí-los conforme a demanda da comunidade.


Entrega
Em paralelo à entrega dos kits, acontece também a distribuição de materiais impressos, em alguns municípios da região. Eles são recebidos pelos alunos com dificuldade de acesso ao aplicativo Aula Paraná, YouTube, Google Classroom ou que, em alguns casos, não têm acesso às aulas transmitidas pela TV aberta.


Virmond
No Colégio Estadual General Eurico Gaspar Dutra, no município de Virmond, foram distribuídos 72 kits de merenda
“Estamos entregando a cada 15 dias para os beneficiários do Bolsa Família. No mesmo momento fizemos o recolhimento e entrega das apostilas para alunos sem acesso à internet.  Também os professores participaram fazendo a interação com os alunos e responsáveis para atender as dificuldades dos alunos”, afirma a diretora, Natália Milani.


Espigão Alto do Iguaçu
Também no colégio estadual Álvaro Natael de Camargo, em Espigão Alto do Iguaçu, foram realizadas as entregas pela manhã.
“Nós entregamos a cada 15 dias os kits de merenda para os beneficiários do Bolsa Família, pela manhã, agora a próxima entrega será no dia 6 de novembro. Algumas semanas são com os kits que vem do governo, e outras é a Agricultura Familiar Rural que monta, então realizamos desse modo a distribuição”, afirma o diretor Emerson Rodrigues.
Porto Barreiro
Já no colégio estadual Gabriela Mistral, em Porto Barreiro, as entregas foram realizadas na parte da tarde.
“No período da manhã os funcionários fizeram a montagem dos kits de merenda, e desde as 13 horas foram entregues aos beneficiários do Bolsa Família. Além de realizar o recebimento e entrega de remessa das atividades impressas dos alunos sem acesso de internet”.


Decreto 
 A entrega dos kits foi regulamentada pelo decreto estadual nº 4.316/2020 e pela Resolução nº 901/2020, da secretaria de Estado da Educação e do Esporte. A distribuição acontece quinzenalmente em todas as escolas estaduais do Paraná. 
Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede e estão sendo destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento.