29º Rally TransParaná passa por Laranjeiras com muita adrenalina e projetos inovadores

O evento reúne amantes do esporte em uma competição emocionante, sustentável e acolhedora

Nesta quarta-feira, (22), Laranjeiras do Sul recebeu competidores de todo o país em uma etapa da 29ª edição do Rally TransParaná. O evento, que faz parte do calendário de jogos, aventura e natureza do governo do estado, contou com o apoio da prefeitura e reuniu competidores de toda o Brasil em busca de muita adrenalina e aventura.

Mas o rally não se limitou apenas à competição. Durante a etapa de Laranjeiras do Sul, dois projetos inovadores foram apresentados pelos presidentes do Jeep Clube de Curitiba: o Trans Semeia e o TransParaná Mulher, conhecido como TPM.

Trans Semeia

Conforme a vice-presidente do Jeep Clube Curitiba, Ana Carolina Wedderhoff, o projeto Trans Semeia tem como objetivo reduzir os danos ambientais causados pelo evento, que produz uma grande quantidade de gás carbônico. “O projeto Trans Semeia, que trouxemos nesta edição, tem o intuito de criar uma conta equivalente com a liberação de gás carbônico. Como o evento produz muito gás que é liberado na atmosfera, tivemos a ideia desse projeto onde queremos reduzir estes danos com as bombas ecológicas”, explica Ana.

As bombas ecológicas são bolas de argila recheadas com sementes que foram distribuídas entre os atletas. Os competidores, em um local determinado, espalham as sementes para a germinação de plantas e árvores, ajudando na recuperação do meio ambiente.

TPM

Já o TransParaná Mulher, ou TPM, tem como objetivo levantar a autoestima das mulheres e mostrar que elas também são capazes de realizar as mesmas atividades que os homens. A vice-presidente Ana explica: “nosso objetivo com ele é trazer mais saúde, levantar as mulheres e mostrar que também somos capazes de fazer tanto quanto os homens, nem mais nem menos”, enfatiza Ana.

Objetivo

Além dos projetos, o rally opera movimentando a economia local, com o fomento do turismo esportivo, rede de hotelaria, gastronomia, entre outros. Rafael Nascimento, secretário de Esportes de Laranjeiras, destacou a importância do evento para a cidade: “O prefeito Berto Silva determinou que tivéssemos grandes eventos esportivos em Laranjeiras, para que a gente pudesse utilizar o esporte para fomentar o turismo com a rede de hotelaria, gastronomia, dentre outros que ajudam no aquecimento econômico local. Na edição passada já conseguimos isso e com essa também garantimos o sucesso”, finaliza Rafael.

Liderci Lopes, presidente da Jeep Clube de Curitiba, ressaltou a parceria entre a cidade e o rally: “Laranjeiras como sempre, tem bons anfitriões, que nos recebem de braços abertos, nos dando toda a estrutura que precisamos, junto com a secretaria de Esportes. Então, para nós é uma satisfação imensa, apreciar este evento que só cresce. Pretendemos estar presente na 30ª edição do Rally TransParaná no ano que vem, queremos estar aqui de novo. Então Laranjeiras tem uma estrutura excelente para nos receber com o carinho de sempre em 2024”, aprecia Liderci.

Com muito sucesso e inovação, a etapa de Laranjeiras do Sul do Rally TransParaná mostrou que a competição vai muito além da adrenalina, trazendo projetos que visam o cuidado com o meio ambiente e o empoderamento feminino, além de movimentar a economia local.

Para conferir todas as fotos da chegada em Laranjeiras, clique aqui.

Confira também nosso editorial sobre eventos de adrenalina clicando aqui.