Afonso Nilson lança livro sobre produção cultural, público e espaços teatrais

Livro do autor laranjeirense aborda novas configurações do público e espaços de teatro

Hoje (4) o dramaturgo e pesquisador laranjeirense Afonso Nilson lança o livro “O ator impuro: quatro ensaios breves sobre o teatro”, pela editora Proscênio.
A live acontecerá a partir das 19 horas no canal da Humana Sebo e Livraria no Youtube (https://bit.ly/2O2er5Y) e contará com a presença do autor, de Inajá Neckel (professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria) que será a debatedora e a mediação de Fernando Boppré (curador da Humana Sebo e Livraria).


O livro
O que quer o público de teatro? Até que ponto o teatro é uma ameaça ao fascismo e à intolerância? O que é um bom ator? São algumas das questões abordadas nos quatro ensaios que compõe “O Ator Impuro”. Neste livro, o autor reflete sobre algumas das questões mais urgentes para as artes cênicas no país, como a ascensão da censura, capacidade e possibilidades de difusão das artes em cidades periféricas, novas configurações e interesses das plateias contemporâneas, bem como uma reflexão sobre criatividade e limitações na formação de atrizes e atores.
O ensaio que dá nome à coletânea, “O ator impuro”, foi o vencedor, em 2015, do Prêmio Iberoamericano de Ensaios sobre Teatro, promovido pelo Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral (CELCIT), uma das mais importantes instituições internacionais de formação e difusão das artes cênicas na América Latina.
A edição conta também com o prefácio da crítica e pesquisadora teatral Beth Néspoli, que salienta que a “escrita fluente e um autor que não se exime de confrontar, com honestidade intelectual, as questões de seu tempo” constituem algumas das razões para a repercussão dos textos.
Para adquirir o livro, que custa R$ 30, basta acessar a página da Humana na Estante Virtual:
https://www.estantevirtual.com.br/…/humana-sebo-livraria

Sobre o(as) participantes


Afonso Nilson
É dramaturgo e crítico teatral. É autor das coletâneas de textos teatrais Pequenos Monólogos para Mulheres e Seus Textos Breves para Estudantes de Teatro, além de Asfixia, texto teatral para cinco atores. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia brasileira contemporânea das últimas duas décadas.


Inajá Neckel
Possui graduação em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria teatral, pedagogia teatral, interpretação teatral e encenação