Ano letivo em Laranjeiras inicia com formação pedagógica on-line

Aulas seguirão no formato adotado em 2020, de forma não presencial

Em Laranjeiras do Sul, os profissionais da rede municipal de educação retornam às atividades nesta segunda-feira (8). As aulas neste início de ano letivo serão no mesmo formato adotado em 2020, ou seja, de forma não presencial. Os pais retiram o material didático na escola e os filhos realizam as tarefas em casa.

De acordo com a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Laranjeiras do Sul, Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, as atividades de forma não presencial, são um modo mais seguro para a volta às aulas nesse momento, enquanto se estuda outras possibilidades.

“Minha primeira preocupação é com a saúde de todos. Temos que acompanhar o comportamento das pessoas e continuar focados nos procedimentos contra a pandemia, tendo coerência com os decretos do estado e do município. Nenhuma medida diferente vai ser tomada pela administração municipal sem antes ouvirmos a comunidade escolar”, afirmou a secretária.

Uma comissão escolar  foi criada no ano passado para fazer o acompanhamento das discussões e apresentar sugestões sobre as medidas que devem ser adotadas pela rede municipal de ensino durante o ano letivo de 2021, levando em consideração o combate à pandemia. Fazem parte da comissão representantes de professores, do sindicato, pais e funcionários da rede pública e particular de ensino, além de representantes das secretarias de saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar, Ministério Público, membros do Conselho Municipal de Educação, entre outros.

Protocolo

Um protocolo que estabelece medidas obrigatórias para o ensino presencial nas escolas públicas municipais (distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras, quantidade de alunos por turma, etc.. ) está em análise e em fase de ajustes. O documento deverá ser respeitado caso seja adotado outro formato de ensino como o semi-presencial, por exemplo, com parte das atividades na escola, parte em casa.

“Estamos prontos para receber os alunos nas escolas, mas qualquer alteração no formato de ensino a comunidade escolar será consultada e será feita apenas por meio de autorização da Vigilância em Saúde, cumprindo todas as recomendações que contém na resolução nº 632 da secretaria de Estado da Saúde. A previsão para forma presencial, de maneira escalonada, é para o mês de março”, concluiu a secretária.

Cronograma

Dias 8 e 9 de fevereiro:

-Formação pedagógica on-line para os professores, com a participação dos formadores do Aprende Brasil, do Sistema Positivo. Cada professor já sabe o horário que o programa estará disponível.

-Entrega do material para alunos: dia 12 de fevereiro, na escola onde o aluno está matriculado.