Aulas presenciais retornam na próxima terça-feira em Laranjeiras

As atividades presenciais ocorrerão de modo progressivo, com o atendimento de 50% da quantidade total de alunos, com a realização de atividades presenciais e domiciliares

O município laranjeirense está se preparando para o retorno das aulas presenciais, processo que envolve procedimentos a serem cumpridos tanto pela secretaria de Educação, quanto por parte das famílias dos estudantes.

O início está previsto para o próximo dia 20 de julho e a decisão foi baseada na avaliação do quadro da pandemia na cidade. Além disto, o formato presencial só será possível nos casos em que os pais autorizarem e que a sala tiver um número de alunos que permita o afastamento social necessário.

Nas turmas com grande número de alunos retomando será aplicado o sistema híbrido para que possa ser mantida uma distância de segurança entre os colegas. Neste caso, grupos de uma mesma turma se revezam entre uma semana e outra nos formatos presencial e remoto.

“Apesar de estar contente com o retorno das aulas presenciais, infelizmente não permitirei que meu filho vá, até que meus pais tomem a segunda dose da vacinação, pois eles que cuidam dele durante a parte da tarde, quando trabalho”, relatou Maria Aparecida.  

Funcionamento

Todas as escolas estão recebendo sanitização e serão mantidos os protocolos definidos pela Vigilância Sanitária. Ao ir à escola, os estudantes devem obrigatoriamente usar máscara de proteção facial. No portão, ainda será feita a aferição da temperatura.

Caso aponte acima de 37ºC, a coordenação da escola irá notificar os pais, que devem buscar imediatamente o aluno, que não poderá participar das aulas.

De acordo com a secretária de Educação, Maria Luiza, neste primeiro momento, estarão retornando a sala de aula somente os alunos acima de 4 anos. “Cada escola organizou o seu plano de volta às aulas com o cronograma de atividades de rotina, além da entrada e saída dos alunos”, conta a secretária.

Alunos pertencentes ao grupo de risco também não poderão voltar na próxima semana e as atividades presenciais ocorrerão de modo progressivo, com o atendimento de 50%  da quantidade total de alunos em sala de aula, com a realização de atividades presenciais e encaminhamento de atividades domiciliares (Ensino Semipresencial).

Com o sistema de escalonamento semanal, será considerado cada etapa de ensino: o retorno deverá ocorrer de maneira escalonada, semanalmente. Ou seja, uma proporção da turma em atendimento presencial e outra parte da turma em atividades não-presenciais.