Benefícios da consulta veterinária domiciliar para o bem estar dos pets

A DRª Poliana Panato explica o porque muitos donos estão optando por este segmento

Neste momento de pandemia em que as pessoas tem evitado sair de casa, a consulta veterinária em domicílio tem ganhado bastante popularidade, não só pela comodidade, mas porque os benefícios são inúmeros para os donos que tem a comodidade de não ter que se deslocar e principalmente para os pets.
Na consulta domiciliar, a atenção é dada totalmente ao paciente, sendo possível observar todos os sinais clínicos em seu habitat natural, longe de outros animais que possivelmente estariam em uma clínica, além de evitar o contágio de doenças infecciosas aos pets e também os níveis de estresse do animal.


Segurança
Segundo a veterinária Poliana Panato muitos donos já perceberam que seus animais se sentem mais seguros e mais receptivos para o atendimento estando em casa. “Muitos tutores sabem como é difícil muitas vezes levar o animalzinho até uma clínica. Em casa juntamente com a família e em seu habitat, o risco de mordidas, arranhões e fugas é muito menor”, diz a veterinária.
Poliana diz ainda que na rotina clínica alguns fatores podem interromper o atendimento, como por exemplo uma emergência ou uma ligação no meio da consulta. “No atendimento domiciliar o veterinário é exclusivo para o paciente” .


Estresse
A veterinária explica que submeter o animal a um percurso de carro e chegar em um ambiente estranho onde possivelmente tenha outros animais e pessoas, acarreta a ele um nível de estresse e mudança de comportamento, dificultando a avaliação dos sinais clínicos.
Segundo ela, o estresse causa a liberação de cortisol, que é um hormônio secretado na camada mais externa das glândulas suprarenais e se liberado em excesso pode causar problemas ao animal. “No habitat do animal o veterinário vai realizar um atendimento completo, tirando todas as dúvidas com calma e também poderá analisar o ambiente em que o pet vive e assim dar sugestões de como melhorar o seu bem-estar”.


Cuidados
Conforme Poliana os cuidados básicos do veterinário na consulta domiciliar se baseiam em a observação do local onde o animal vive, pois muitas das infecções e enfermidades advém de fatores contaminantes do ambiente no qual ele vive. “Isso pode passar despercebido pelo tutor, que apesar de morar no mesmo local pode passar a maioria do seu tempo fora. O fator mais importante é a anamnese completa e a observação com o olhar clínico que somente o médico veterinário tem”, completa a veterinária.


Tutores
Segundo Francieli Ribeiro, toda vez que era necessário ir à uma clínica a situação era estressante tanto para ela quanto para Meg, sua cadelinha. “No atendimento domiciliar a Meg ficou super confortável e tranquila, parece que até a recuperação foi mais rápida”, afirma.