Câmara aprova compra de terreno para a instalação da Agro Laranjeiras

O projeto de lei 044/2022 deu entrada na 16ª sessão do ano e na última segunda-feira (06) foi aprovado em dois turnos e com celeridade por todos os vereadores

A Câmara de Laranjeiras do Sul garantiu que o Poder Executivo Municipal adquira uma nova área para as instalações da Agro Laranjeiras. Conforme os vereadores, a decisão foi tomada pensando na geração de emprego e renda, além de promover apoio ao desenvolvimento da agroindústria e da proteína animal dentro da cadeia produtiva de suínos para a região

O projeto de lei 044/2022 deu entrada na 16ª sessão do ano e na última segunda-feira (06) foi aprovado em dois turnos e com celeridade por todos os vereadores. A matéria seguiu para a sanção do prefeito Berto Silva.

PL 012/2022

De acordo com o Executivo municipal, autor do projeto, a área aprovada para compra de terreno em dezembro de 2021 recebeu uma comunicação negativa por não atender ao Protocolo celebrado entre o governo do Estado e a prefeitura. Deste modo a administração visa revogar a Lei Municipal 044/2021 e apontar outro espaço a ser adquirido pelo Poder Público. O texto recebeu parecer favorável das Comissões de Finanças, de Constituição e Justiça (CCJ) e de Obras.

O líder do governo, vereador Ney Becker e o 1° secretário, Darci Massuqueto explicaram que além de garantir a continuidade das instalações da empresa, o novo projeto assegura que os recursos empenhados pelo Governo do Paraná sejam aplicados e não necessitem ser devolvidos aos cofres estaduais. “Com isso o município procederá a compra do imóvel especificado, garantindo as melhores vantagens entre alocação da obra, aproveitamento do imóvel e melhor preço”.

Localização

 A área indicada, localizada na Fazenda Laranjeiras, KM 130, é de propriedade da Família Svartz e corresponde a 125 alqueires. O espaço foi avaliado em R$ 32.192.750. De acordo com a prefeitura, no terreno serão construídas 70 moradias para os trabalhadores, uma fábrica de ração e espaço para 31 mil matrizes suínas visando a produção de leitões desmamados. A previsão é cerca de 200 vagas de emprego. Outro objetivo da Agro Laranjeiras é alavancar o desenvolvimento da integração entre agroindústrias e os produtores rurais, com a necessidade da instalação de dezenas de chiqueiros para a terminação dos animais.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail