Cidades interioranas do Paraná podem se inscrever no edital de incentivo à cultura

Dois editais de incentivo à cultura estão com as inscrições abertas. A intenção da secretaria da Comunicação Social e da

Dois editais de incentivo à cultura estão com as inscrições abertas. A intenção da secretaria da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, é abranger produções de todo o Paraná.

O primeiro, que aceita inscrição até 15 de junho, é o Trilhando Pelo Paraná, que vai contemplar espetáculos de companhias de circo-teatro ou pavilhão. O outro é a terceira edição do Programa de Incentivo Paraná Cultural, aberto até 28 de junho. Ambos são voltados para o público infantojuvenil.

O Trilhando pelo Paraná é um edital direcionado para o Interior do Estado. As cidades que vão receber os espetáculos poderão ter, no máximo, 5 mil habitantes. O Programa de Incentivo Paraná Cultural segue a mesma linha, separando as inscrições em duas abrangências: capital do Estado ou municípios do Estado do Paraná (exceto capital).

O edital selecionará dez espetáculos com 45 a 75 minutos de duração, que já tenham sido apresentados anteriormente, para a circulação no Estado, em cem municípios de até 5 mil habitantes.

Cada grupo deverá realizar duas apresentações em dez municípios, totalizando 20 apresentações. Após a circulação do espetáculo, cada companhia será contemplada com R$ 30 mil, somando o valor de R$ 300 mil do Concurso Trilhando pelo Paraná.

“Este edital reconhece o valor de artistas que literalmente vão aonde o povo está. Queremos fazer uma bela trajetória para o Trilhando pelo Paraná, dando a oportunidade de renda para trabalhadores e trabalhadoras”, destaca a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.