Colégio Gildo Aluísio Schuck realizará ciclo de lives

A ação conta com a parceria da Unicentro e os demais Colégios do NRE de Laranjeiras do Sul

Em pleno tempo de pandemia nunca tivemos tão longe, e ao mesmo tempo tão perto. Durante este momento difícil e histórico a educação não pode parar. O colégio estadual Gildo Aluísio Schuck realizará um ciclos de lives, onde a Unicentro em parceria com os demais colégios do NRE de Laranjeiras do Sul que ofertam o Curso de Formação de Docentes. Serão realizadas palestras e mesas redondas com vários professores doutores e mestres em educação, discutindo temas relevantes e pertinentes as práticas pedagógicas. 

Legado
Segundo o diretor do Colégio, Élcio de Bona, hoje (20) acontece uma homenagem sobre o legado que o pensador da educação Paulo Freire deixou.
“Paulo Freire ainda vive no meio de nós educadores através de seus livros, seus pensamentos e lições de vida. Pois de 2020 até 2021, estaremos comemorando o centenário do nascimento de Paulo Freire”.

Importância
Élcio afirma a importância do Curso de Formação de Docentes. “Queremos  ressaltar a importância dele para os alunos que cursam, pois ele oferece a oportunidade das pessoas concluírem duas formações: o ensino médio e um curso profissionalizante, onde prepara sujeitos com uma formação humana com práticas e experiências para atuar nos Centros de Educação Infantil e no Ensino Fundamental ambos iniciais, além de  formar os estudantes para realizar vestibulares, ENEM para qualquer universidade ou curso de sua preferência”.

Oportunidades
O diretor completa que ainda oportuniza os estudantes de atuarem como estagiários remunerados nas escolas e creches contratados pelas Prefeituras. 
“Já temos muitos profissionais da Educação formados no curso trabalhando e inúmeros cursando uma Universidade e até mesmos vários ex alunos em outras cidades e estados do Brasil realizando seus sonhos profissionais. Queremos comunicar os interessados em realizar o Curso de Formação de Docentes, que esta semana já teremos recebendo orientações do NRE de Laranjeiras do Sul, sobre as matrículas para o ano letivo 2021”. 


Os temas abordados são
– A contribuição de Paulo Freire para a educação brasileira
– A Importância da Música no Ensino Fundamental/ A Matemática e o Curso de Pedagogia: percepção dos egressos sobre a formação inicial e atuação docente.
– A Importância da Contação de Histórias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental/ Práticas de Leitura e a formação do Leitor;

– Um Estudo da Alfabetização Bilingue em uma Comunidade Indígena Paranaense.
– A EJA como Propósito Ressocializador do sistema Prisional;/ EJA: A trajetória escolar e o ingresso na universidade.

– As Relações de Gênero no Espaço Escolar;/ A Importância do conhecimento Filosófico aos Professores da Educação Básica.
– A Oscilação da Qualidade da Educação;/ O Fracasso Escolar: um estudo a partir das últimas séries dos anos iniciais do Ensino Fundamental/ Desenvolvimento Escolar: qual a influência e o reflexo da postura do professor, no desenvolvimento escolar do aluno.
– Avaliação na Educação Infantil/ A Utilização do Lúdico na Educação Infantil: uma proposição pedagógica a partir dos jogos da velha e memória.
– A Inclusão de Alunos com AH/SD no Espaço Escolar/ A Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais na Escola do Campo Raquel de Queiroz/ As Práticas de Bullying na Educação Superior.

 


Cronograma
20/10- 18 horas
27/10- 19h30
03/11- 19h30
10/11- 19h30
17/11- 19h30
24/11- 19h30
01/12- 19h30
08/12- 19h30