Colégio José Marcondes Sobrinho desenvolve projetos com os alunos

O Colégio está desenvolvendo várias ações no intuito de mobilizar e envolver a comunidade escolar.

O momento atual, ocasionado pela pandemia e isolamento social, impôs a reconfiguração da Educação, através das aulas remotas. Neste contexto, a equipe do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, Educação Integral, de Laranjeiras do Sul, está desenvolvendo várias ações no intuito de mobilizar e envolver a comunidade escolar.


Ações Trocando Afetos

Inicialmente foram realizadas as chamadas “Ligações do Bem”, no intuito de mobilizar alunos infrequentes.

Segundo a Diretora Auxiliar, Rosangela dos Santos Cattelan, a ação foi sugerida pela SEED, onde os professores entraram em contato com os alunos, através de ligação telefônica, motivando para a realização das atividades. Esta ação continuará sendo executada no Terceiro Trimestre.

“A partir daí surgiu a ideia de produzir cartas, como forma de valorizar os alunos que estão participando das aulas remotas ativamente. Na segunda-feira (14), foram entregues aos alunos as cartas escritas pelos professores tutores, juntamente com as atividades impressas. Todos os alunos também receberam doces e chocolates.  Na próxima entrega de atividades, o aluno deve trazer uma carta de resposta ao seu professor”, explica.

Objetivo

O objetivo do Trocando Afetos é incentivar vínculos de amizade e confiança com estudantes para que neste momento de pandemia sintam a proximidade afetiva da Equipe Escolar e possam relatar suas dificuldades, dúvidas e superações.

Comunica Marcondes

Rosangela explica que outra ação que está acontecendo semanalmente é o Comunica Marcondes.

“A partir de uma das disciplinas eletivas, pautada no conhecimento e no uso das diferentes mídias existentes, surgiu a proposta de um programa de variedades em formato de vídeo que apresentasse as atividades que estavam sendo realizadas por professores, alunos e comunidade neste período de distanciamento social”, afirma.

O programa de variedades, com exibição semanal, através do Canal YouTube e também da página no Facebook do Colégio, tem apresentado o registro em foto, vídeo, áudio, imagens das diferentes ações da comunidade escolar, mostrando o que está sendo realizado mesmo à distância, em todas as disciplinas, além de um programa de resgate histórico sobre o patrono José Marcondes Sobrinho.

Setembro Amarelo

No mês de setembro, o enfoque do Comunica é o setembro Amarelo, com mensagens de otimismo, participação de psicólogos, valorização da vida e práticas saudáveis.

“Com o quadro “Trilhando Saúde”, além do “Entre Nós”, quadro de entrevistas, “Atividade nota 1000”, dos alunos destaques e participação dos alunos nos projetos da instituição que busca efetivar a proposta de Educação em Tempo Integral, de formar o estudante crítico, autônomo, solidário e competente”, explica.

 Além dessas ações também estão sendo desenvolvidas outras atividades neste segundo semestre letivo:


Caminhada Ecológica

 Neste ano, em função da pandemia a tradicional caminhada ecológica está sendo realizada em família. Toda a comunidade laranjeirense pode participar. O objetivo é chegar a 500 km, somando a distância percorrida por todos os participantes. O período de realização é do dia 8 a 20 de setembro.

Horta Urbana

 Já foi preparado o terreno ao lado do colégio, cedido pela Unicentro, e realizado o plantio de mandioca e outros alimentos.

“O Objetivo é fazer uma horta urbana, onde os produtos cultivados possam ser distribuídos a toda comunidade escolar. Também está sendo revitalizada a horta no pátio interno do colégio e em breve será feito um jardim para ornamentar o espaço escolar, além do cultivo de suculentas e cactos para feira a ser realizada no próximo ano”, afirma Rosangela.

Meliponicultura

 Faz parte de uma disciplina eletiva que tem como objetivo a criação de abelhas sem ferrão, já foram distribuídas as iscas aos alunos da disciplina e em breve será iniciada a prática no colégio.

Sabão Baum

 Disciplina eletiva de produção de sabão a partir da reutilização de óleo de cozinha, com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto deste material, contribuindo para a conscientização ambiental.

“Para ter acesso a todas as ações do Colégio, acompanhe-nos nas redes sociais, página do Facebook do Colégio e canal no YouTube”, finaliza.