Colégio Laranjeiras tem 2ª melhor nota do Paraná

Diante de instituições de 399 municípios do estado, o “LDS” alcançou feito invejável

Os números alcançados pelas instituições de ensino em 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade de ensino no país, foram divulgados nesta terça-feira (15).

Diante das notas alcançadas pelas escolas de ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, o Correio do Povo do Paraná apresentará, ao longo das próximas edições, o desempenho por modalidade de instituição e por município da Cantuquiriguaçu.

A região, vale ressaltar, abrange três Núcleos Regionais de Educação: Cascavel, Guarapuava e Laranjeiras do Sul.


Instituições de Ensino Médio

O Colégio Estadual Laranjeiras do Sul, da cidade de mesmo nome, obteve a melhor nota entre as instituições do Ensino Médio de toda a Cantu, com nota 6.0.

De acordo com o diretor da instituição, Valter Rogério Souza Pavan, o comprometimento dos professores, equipe pedagógica, de todos os funcionários do colégio, além do apoio do Núcleo Regional de Educação, foram cruciais para que essa conquista.

“A notícia de que obtivemos a segunda melhor nota de todo o Paraná nos deixou muito animados. E não é pra menos, pois perdemos apenas para um colégio militar de Curitiba. A comemoração entre a equipe é grande”, declara Valter.

O Correio também procurou ouvir a atual chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras, Adriane Vania Bocchi Mascarello. Ela nos solicitou que a entrevistasse na edição posterior, pois ainda fazia a avaliação dos dados do Ideb.

O ex-chefe, Lidio dos Santos, que atuou no cargo até o início do 2º semestre deste ano, comemorou os resultados.  “Sem dúvida nenhuma, conquistamos um feito para ficar na história da educação regional. Dentre mais de 2,1 mil instituições, conseguimos desempenhar um trabalho invejável. Parabenizo todos que fazem parte da comunidade escolar e a sociedade regional. A grande maioria das escolas melhorou os índices”.

O Colégio Laranjeiras alcançou nota 6.0 na avaliação do Ensino Médio

Sobre o Ideb

O Ideb é realizado a cada dois anos e na edição atual, que mostra resultados da avaliação feita em 2019, o Paraná conseguiu um fato histórico: obteve o maior crescimento de nota no ensino médio. Estado subiu 0,7, saindo de 3,7 para 4,4 pontos. É a maior evolução desde 2005. Se somadas as notas de escolas federais e privadas, o Paraná aparece em terceiro no ranking.

O Estado também ocupa o primeiro lugar do Brasil entre as redes estaduais no Ensino Fundamental – ‘Anos Iniciais’ (até o 5º ano), com nota de 6,8, e ficou na terceira posição para os ‘Anos Finais’ (6° ao 9° ano).


Em todo Estado

 O resultado do Ideb de 2019 mostra que o desempenho do Paraná cresceu em quase todos os municípios do Estado. Das 399 cidades do Estado, houve alta na nota em 359 cidades. Destas, 336 atingiram a meta estipulada no Ensino Médio.

O mesmo aconteceu na qualidade do ensino entre os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Houve alta em  336 municípios, e 140 atingiram a meta.

Cantuquiriguaçu

 Entre os 10 municípios do Estado com as maiores notas no Ideb 2019, está Virmond, ocupando o 3° lugar do ranking no Ensino Médio com a nota 5,4 e o 2° lugar no Ensino Fundamental – Anos Finais com a nota 6,3.

Virmond foi o único município da região entre as 10 notas mais altas do Estado.

 

Município Melhor Escola Nota
2019
Campo Bonito * *
Cantagalo Olavo Bilac 4,6
Catanduvas Reassentamento São Marcos 4,7
Espigão Alto do Iguaçu Álvaro N De Camargo 4,9
Foz do Jordão Segredo 4,9
Goioxim Joao F Neves 4,3
Guaraniaçu * *
Ibema * *
Laranjeiras do Sul Laranjeiras do Sul 6,0
Marquinho Joao Rysicz 4,3
Nova Laranjeiras Rui Barbosa 5,0
Pinhão Mario Evaldo Morski 5,1
Porto Barreiro Gabriela Mistral 4,8
Quedas do Iguaçu Castro Alves 5,7
Reserva do Iguaçu Michel G P A Reydams 4,3
Rio Bonito do Iguaçu Pinhalzinho 5,1
Três Barras do Paraná Pedro Luiz Messias 3,5
Virmond Eurico G Dutra 5,4